Gênesis (Bereshit) 50 capítulo

50 E Yahusef caiu sobre a face do pai dele, chorou sobre ele e o beijou.

2 Yahusef ordenou aos servos dele, os médicos, para embalsamar o pai dele. E os médicos embalsamaram Yisrael.

3 E quarenta dias foram completos por ele, pois assim são cumpridos os dias daqueles que são embalsamados. E os Mitzrim lamentaram por ele por setenta dias.

4 E, quando os dias do luto dele passaram, Yahusef falou a casa do Pharaoh, dizendo, “Se agora encontrei favor aos teus olhos, por favor, falem aos ouvidos do Pharaoh, dizendo,

5 ‘Meu pai me fez jurar, dizendo, ‘Veja, estou morrendo. Tu me enterrarás em uma sepultura à qual eu cavei para mim na Terra de Kanaan’. Agora, portanto, por favor, deixe-me subir para enterrar o meu pai e eu voltarei’. ”

6 E o Pharaoh disse: “Suba e enterre o teu pai, de acordo com o que ele lhe fez jurar”.

7 E Yahusef subiu para enterrar o pai dele. E todos os servos do Pharaoh subiram com ele, os anciãos da casa dele, todos os anciãos da terra de Mitzrayim,

8 toda a casa de Yahusef, os irmãos dele e a casa do pai dele. Eles deixaram somente os pequeninos, os rebanhos e as manadas deles na terra de Goshen.

9 E ambos, as carruagens e os cavaleiros, subiram com ele. E era uma companhia muito grande.

10 E eles vieram para a eira de Atad, a que é além do Yarden, e lá eles lamentaram com uma grande e muito dolorosa lamentação. E ele observou um luto pelo pai dele por sete dias.

11 E, quando os habitantes da terra, os Kanaanitas, viram o luto na eira de Atad, eles disseram: “Essa é uma lamentação profunda para os Mitzrim”. Portanto, eles chamaram o nome de “Havel-Mitzrayim” que está além do Yarden.

12 E os filhos dele fizeram a Yisrael como ele os havia ordenado.

13 Pois os filhos dele o carregaram para a terra de Kanaan e o enterraram na caverna do campo de Machpelah, a qual Avraham comprou com o campo por um lugar de sepultamento de Ephron, o Hittita, diante de Mamre.

14 E Yahusef voltou à Mitzrayim, ele, os irmãos dele e todos os que subiram com ele para enterrar o pai dele, depois que ele havia enterrado o pai dele.

15 E, quando os irmãos de Yahusef viram que o pai deles estava morto, eles disseram: “Yahusef, talvez, nos odiará e, talvez, nos devolverá todo o mal que nós fizemos a ele”.

16 E eles enviaram uma mensagem a Yahusef, dizendo, “Teu pai nos ordenou antes de morrer, dizendo,

17 ‘Assim dirás a Yahusef, por favor, perdoe a transgressão dos teus irmãos e o pecado deles. Pois eles te fizeram mal. E, por favor, perdoe a transgressão dos servos do Elohim do teu pai’. ” E Yahusef chorou quando eles falaram com ele.

18 E os irmãos dele também foram e caíram diante da face dele. E eles disseram: “Veja, somos os teus servos”.

19 E Yahusef disse a eles: “Não temam. Pois, estou eu no lugar de Elohim?

20 Mas, quanto a vocês que pensaram mal contra mim, quem Elohim quis para o bem, para alcançar um dia como esse e para salvar muitas pessoas vivas.

21 E, agora, não temas. Eu proverei para vocês e para os teus pequeninos”. E ele os confortou e falou gentilmente com eles.

22 E Yahusef viveu em Mitzrayim, ele e a casa do pai dele. E Yahusef viveu cento e dez anos.

23 E Yahusef viu os filhos de Efrayim até a terceira geração. Também os filhos de Machir, o filho de Menasheh, nasceram nos joelhos de Yahusef.

24 E Yahusef disse aos irmãos dele: “Estou morrendo. Mas Elohim, certamente, visitará vocês e os trará para fora dessa terra, para a Terra a qual Ele jurou a Avraham, a Yitzchak e a Yaakov”.

25 E Yahusef tomou um juramento dos filhos de Yisrael, dizendo, “Elohim, certamente, visitará vocês e, então, carregarão os meus ossos daqui. ”

26 Assim, Yahusef morreu, tendo cento e dez anos de idade. E eles o embalsamaram e o puseram em um caixão em Mitzrayim.

 

X