Gênesis (Bereshit) 48

48 E veio a se passar que, depois dessas coisas, foi dito a Yahusef: “Veja, o teu pai está doente”. E ele levou com ele os dois filhos dele, Menasheh e Efrayim.

2 E foi dito a Yaakov:  “Veja, o teu filho Yahusef está vindo a ti”. Yisrael se fortaleceu e sentou na cama.

3 E Yaakov disse a Yahusef: “O Todo-Poderoso apareceu a mim em Luz na terra de Kanaan e me abençoou.

4 E Ele me disse: ‘Veja, Eu te farei frutífero e te multiplicarei. Eu farei de ti uma multidão de nações e darei essa Terra à tua semente, depois de ti, por uma posse perpétua’.

5 E, agora, os teus dois filhos, Efrayim e Menasheh, que nasceram a ti na terra de Mitzrayim, antes de eu vir a ti em Mitzrayim, são meus; como Reuven e Shimeon, eles serão meus.

6 A tua descendência, a qual tu gerar depois de Efrayim e Menasheh, será tua e será chamada segundo os nomes dos irmãos deles na tua herança.

7 E, quanto a mim, quando eu vim de Padan, Rachel morreu ao meu lado na terra de Kanaan, bem no caminho, quando ainda havia apenas uma pequena caminhada para chegar a Ephratah. E eu a enterrei lá no caminho de Ephratah. Essa é Bayit-lechem.

8 Yisrael viu os filhos de Yahusef e perguntou: “Quem são esses?”

9 E Yahusef respondeu ao pai dele: “Eles são os meus filhos, os quais Elohim me deu nesse lugar”. E ele disse: “Por favor, traga-os a mim e eu os abençoarei”.

10 Os olhos de Yisrael já estavam escuros pela idade; ele não conseguia ver. E Yahusef os trouxe para perto de  Yisrael, ele os beijou e os abraçou.

11 E Yisrael disse a Yahusef: “Eu não havia pensado que veria a tua face e, veja, Elohim, além de ti, me mostrou a tua semente. ”

12 Yahusef os trouxe ao meio dos joelhos de Yisrael e ele curvou a própria face ao chão.

13 E Yahusef pegou ambos, Efrayim na mão direita dele – em direção à mão esquerda de Yisrael, e Menasheh na mão esquerda dele – em direção à mão direita de Yisrael. E ele os levou para próximo dele.

14 E Yisrael esticou a mão direita e a impôs sobre a cabeça de Efrayim, que era o mais novo, e a mão esquerda impôs sobre a cabeça de Menahseh, cruzando as próprias mãos. Pois Menahseh era o primogênito.

15 E ele abençoou Yahusef: “Que Elohim, diante de quem os meus pais Avraham e Yitzchak caminharam, o Elohim quem me alimentou toda a minha vida até hoje,

16 O Malach quem me redimiu de todo mal, abençoe os rapazes. Que o meu nome seja chamado neles e, também, o nome dos meus pais Avraham e Yitzchak; e que eles cresçam como uma multidão de peixes no meio da Terra. ”

17 E Yahusef viu que o pai dele impôs a mão direita na cabeça de Efrayim e isso o desagradou. E ele segurou a mão do pai dele para removê-la da cabeça de Efrayim e pôr na cabeça de Menasheh.

18 E Yahusef disse ao pai dele: “Assim não, meu pai. Pois esse é o primogênito. Ponha a tua mão direita na cabeça desse”.

19 E o pai dele recusou e disse: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e, também, será grande, mas realmente o irmão mais novo será maior do que ele; e a semente dele se tornará uma multidão de nações”.

20 E ele os abençoou naquele dia, dizendo, “Em ti, Yisrael será abençoado”, e disse mais, “Elohim te faça como Efrayim e como Menasheh”. E ele pôs Efrayim antes de Menasheh.

21 E Yisrael disse a Yahusef: “Veja, eu morro. Mas Elohim será contigo e trará a ti, novamente, à Terra de teus pais.

22 Além disso, eu te dei Shechem sobre teus irmãos, a qual eu tomei das mãos do Amorita com a minha espada e o meu arco. ”