Gênesis (Bereshit) 45

45 Então, Yahusef não conseguiu se controlar diante de todos aqueles os quais estavam com ele. E ele clamou: “Faça com que todo homem saia da minha presença!” Então, nenhum outro homem ficou com ele, enquanto Yahusef se fez conhecido aos irmãos dele.

2 Ele chorou em voz alta. E os  Mitzrim e a casa do Pharaoh ouviram.

3 E Yahusef disse aos irmãos dele: “Eu sou Yahusef. Meu pai ainda vive?” E os irmãos dele não conseguiam respondê-lo, pois eles ficaram apavorados na presença dele.

4 E Yahusef disse aos irmãos dele: “Por favor, aproximem-se de mim”. E eles se aproximaram. E ele disse: “Eu sou Yahusef o teu irmão, a quem venderam à Mitzrayim.

5 Agora, não fiquem enlutados ou com raiva de si mesmos por terem me vendido aqui. Pois Elohim me enviou antes de vocês para preservar a vida.

6 Pois esses dois anos de fome estão na terra e ainda há pela frente cinco anos nos quais não haverá aração nem colheita.

7 Elohim me enviou antes de vocês para preservar a vocês um remanescente na Terra, também, para salvar as suas vidas por uma grande libertação.

8 Então, agora, não me enviaram aqui, mas Elohim. Ele me fez um pai para o Pharaoh e mestre de toda a casa dele, um governador sobre toda a terra de Mitzrayim.

9 Se apressem e subam ao meu pai e digam a ele: ‘Assim diz o teu filho Yahusef – Elohim me fez mestre sobre todo Mitzrayim. Desça a mim, não espere.

10 Viverás na terra de Goshen, ficarás próximo de mim, tu, teus filhos, os filhos dos teus filhos, teus rebanhos, tuas manadas e tudo o que tens.

11 E eu proverei para ti lá, pois ainda há cinco anos de fome, assim, evitar que tu, a tua casa e tudo o que tens venha a pobreza.

12 E, veja, teus olhos veem, e os olhos de meu irmão Benyamin, que é a minha boca que fala a ti’.

13 E dirão ao meu pai de toda a minha glória em Mitzrayim e de tudo o que viram. E se apressarão e trarão o meu pai aqui. ”

14 E ele caiu sobre o pescoço de Benyamin, o irmão dele, e chorou. E Benyamin chorou sobre o pescoço dele.

15 E ele beijou todos os irmãos dele e chorou sobre eles. E, depois, os irmãos dele falaram com ele.

16 E o relatório foi ouvido na casa do Pharaoh, dizendo, “Os irmãos de Yahusef vieram”. E foi bom aos olhos do Pharaoh e aos servos dele.

17 E o Pharaoh disse a Yahusef: “Diga aos teus irmãos ‘Façam isso –  carreguem os seus animais, vão para a terra de Kanaan,

18 peguem o seu pai e as suas famílias e venham até mim. Eu darei a vocês o bom da terra de Mitzrayim e comerão da gordura da Terra.

19 Agora que foram ordenados, façam isso. Peguem carruagens da terra de Mitzrayim para os teus pequeninos e para as tuas esposas; tragam o teu pai e venham.

20 E não olhem para os teus bens, pois o bom de toda a Terra de Mitzrayim é de vocês’. ”

21 E os filhos de Yisrael o fizeram. E Yahusef deu a eles carruagens, de acordo com a ordem do Pharaoh, e deu provisão para o caminho deles.

22 Para cada homem ele deu mudas de roupa, mas à Benyamin ele deu trezentas peças de prata e cinco mudas de roupa.

23 E, ao pai dele, ele mandou o seguinte: dez jumentos carregados com as coisas boas de Mitzrayim, dez jumentas carregadas com pães, grãos e comidas para o pai dele para a viagem.

24 E ele enviou os irmãos dele, assim, eles partiram. E ele disse a eles: “Não briguem pelo caminho. ”

25 E eles subiram de Mitzrayim e vieram à terra de Kanaan, a Yaakov –  o pai deles.

26 E eles falaram a ele, dizendo, “Yahusef ainda vive e ele é o governador sobre toda a terra de Mitzrayim”. E o coração de Yaakov ficou dormente, pois ele não acreditou neles.

27 E eles disseram a ele todas as palavras de Yahusef, as quais ele havia dito a eles. E, quando ele viu as carruagens que Yahusef havia enviado para carregá-lo, o Ruach de Yaakov, o pai deles, reviveu.

28 E Yisrael disse: “É suficiente. Yahusef meu filho ainda vive. Eu irei e o verei antes de morrer. ”