Gênesis (Bereshit) 42

42 E, quando Yaakov ouviu que havia grãos em Mitzrayim, Yaakov disse aos filhos dele: “Por que olham uns para os outros?”

2 E ele disse: “Vejam, eu ouvi que há grãos em Mitzrayim. Desçam lá e comprem para nós, com o fim de que vivamos e não morramos. ”

3 Assim, os dez irmãos de Yahusef desceram para comprar grãos em Mitzrayim.

4 Mas Benyamin, irmão de Yahusef, Yaakov não o enviou com os irmãos dele. Pois ele disse: “Para que não lhe aconteça algum mal. ”

5 E os filhos de Yisrael foram comprar grãos dentre aqueles que viajavam, pois a fome estava na terra de Kanaan.

6 Yahusef era o governador sobre toda a Terra. Ele que vendia para todo o povo da Terra. E os irmãos de Yahusef vieram e se curvaram diante dele, com os rostos deles ao chão.

7 E Yahusef viu os irmãos dele,  reconheceu eles, mas se fez como estranho a eles e falou duramente com eles. E ele disse a eles: “Donde vens?” E eles responderam: “Viemos da terra de Kanaan com o intuito de comprar comida”.

8 Então, Yahusef reconheceu os irmãos dele, porém eles não o reconheceram.

9 Yahusef lembrou dos sonhos que ele sonhou sobre eles e disse a eles: “São espiões! Vieram ver a nudez da terra”.

10 E eles responderam: “Não, meu mestre, mas teus servos vieram para comprar comida.

11 Nós todos somos filhos de um homem, somos honestos; teus servos não são espiões”.

12 E ele disse a eles: “Não, mas vieram para ver a nudez da Terra”.

13 E eles disseram: “Teus servos são doze irmãos, todos filhos de um homem na terra de Kanaan. E, veja, o mais novo está neste dia com o nosso pai e um não é mais”.

14 E Yahusef disse a eles: “Isso é o que eu falei a vocês, dizendo, ‘São espiões!’

15 Desta maneira serão testados, como o Pharaoh vive: não sairão daqui, exceto que o teu irmão mais novo venha aqui.

16 Enviem um de vocês, que ele traga o teu irmão e os demais serão mantidos na prisão, para que, desse modo, as palavras de vocês possam ser provadas, se há verdade em vocês. Do contrário, como o Pharaoh vive, certamente, são espiões”.

17 E ele os colocou presos juntos por três dias.

18 E Yahusef disse a eles ao terceiro dia: “Façam isso e vivam. Eu temo Elohim.

19 Se são homens honestos, que um dos teus irmãos seja detido na casa de aprisionamento. Vocês outros, vão e carreguem os grãos para a fome das casas de vocês.

20 Mas tragam a mim o teu irmão mais novo, com o objetivo de que as palavras de vocês sejam verificadas, e não morrerão”. E eles assim fizeram.

21 E eles disseram uns aos outros: “Realmente, somos culpados a respeito de nosso irmão, do que vimos a angústia da alma dele quando ele nos implorou e não ouvimos. Por isso, essa angústia veio sobre nós”.

22 E Reuven os respondeu, dizendo, “Não falei a vocês, dizendo, ‘Não pequem contra o rapaz?’ E não me ouviram. Portanto, vejam, o sangue dele é requerido. ”

23 E eles não sabiam que Yahusef entendeu, pois ele falava com eles por meio de um intérprete.

24 E ele saiu de diante deles e chorou. E ele voltou a eles, falou com eles, tomou Shimeon deles e o amarrou diante dos olhos deles.

25 Então, Yahusef ordenou que as sacas deles fossem cheias com grãos, e que fosse restaurada a prata deles – de cada homem na sua respectiva saca, e que fosse dado a eles provisão para a viagem. E assim foi feito.

26 E eles carregaram os jumentos deles com grãos, logo, partiram de lá.

27 E, quando um deles abriu a saca dele para dar forragem ao jumento na pousada, ele viu a prata dele, ali, estava na boca da saca.

28 E ele disse aos irmãos dele: “Minha prata foi restaurada, aqui está em minha saca”. Os corações deles lhes falharam e eles ficaram com medo, dizendo, um ao outro: “O que é isso que Elohim fez conosco? ”

29 E eles vieram a Yaakov, o pai deles, à terra de Kanaan, e contaram a ele tudo o que havia acontecido com eles, dizendo,

30 “O homem, que é o mestre da Terra, falou duramente conosco e nos tomou como espiões do país.

31 E nós lhe dissemos: ‘Nós somos honestos, não somos espiões.

32 Somos doze irmãos, filhos de um pai. Um não é mais e o mais novo está nesse dia com o nosso pai na terra de Kanaan’.

33 E o homem, quem é o mestre da Terra, nos disse: ‘Por meio disso saberei se são honestos –  Deixem um dos teus irmãos comigo e levem comida para as suas casas e sumam.

34 E tragam-me teu irmão mais novo. Então, eu saberei que não são espiões, mas que são honestos. E eu lhes entregarei o teu irmão Shimeon e negociarão na Terra. ”

35 E veio a se passar que, quando eles esvaziaram as sacas, de modo surpreendente, o punhado de prata de cada homem estava na sua respectiva saca; e, quando eles e o pai deles viram os punhados de prata, eles ficaram com medo.

36 Yaakov, o pai deles, disse a eles: “Vocês me enlutaram. Yahusef não é mais, Shimeon não está e querem levar Benyamin. Todas essas coisas são contra mim!”

37 E Reuven falou ao pai dele, dizendo, “Mate meus dois filhos se eu não o trouxer de volta a ti. Entregue-o em minha mão e eu o trarei de volta a ti”.

38 E ele disse: “Meu filho não descerá contigo, pois o irmão dele está morto e ele foi deixado sozinho. Se algum mal acontecer com ele pelo caminho que vão, então, tu trarás meus cabelos brancos à sepultura com lamento. ”