Gênesis (Bereshit) 38
38 Veio a se passar que, naquele tempo, Yahudah partiu dos irmãos dele e inclinou-se a um certo Adulamita chamado Hirah.
2 E Yahudah viu lá uma filha de um certo homem Kanaanita chamado Shuah. E ele a tomou e entrou nela.
3 E ela concebeu e deu à luz a um filho. E ele chamou o nome dele “Er”.
4 Ela concebeu, novamente, e deu à luz a um filho e chamou o nome dele “Onan”.
5 E ela concebeu, novamente, e deu à luz a um filho. E ela chamou o nome dele “Shelach”. E ele estava em Chezib quando ela o pariu.
6 Yahudah tomou uma isha para Er, o primogênito dele, cujo o nome era Tamar.
7 E Er, o primogênito de Yahudah, era ímpio à vista de HWHY. E HWHY o matou.
8 E Yahudah disse a Onan: “Entre na isha do teu irmão e case com ela, assim, levante semente a teu irmão. ”
9 Onan sabia que a semente não seria dele. E veio a se passar que, quando ele entrou na isha do irmão dele, ele derramou no chão para não dar um herdeiro ao irmão dele.
10 Isso o que ele fez desagradou a HWHY. Portanto, Ele também o matou.
11 Então, Yahudah disse a Tamar, a nora dele: “Permaneça uma viúva, na casa do teu pai, até que Shelach, meu filho, esteja crescido”. Pois ele disse: “Para que, talvez, ele não morra também, como os seus irmãos”. E Tamar foi e viveu na casa do pai dela.
12 Agora, no curso do tempo, morreu a isha de Yahudah, a filha de Shuah. Yahudah foi confortado e subiu para os tosquiadores das ovelhas dele, ele junto com o amigo dele Hirah, de Adulam, à Timnah.
13 E foi dito a Tamar: “Veja, o teu sogro vai à Timnah para tosquiar as ovelhas dele. ”
14 Então, ela tirou as vestes de viuvez dela, cobriu-se com um véu e envolveu-se. E ela se assentou em um lugar aberto no caminho para Timnah. Dado que ela viu que Shelach estava grande e ela não havia sido dada a ele como isha.
15 Quando Yahudah a viu, ele pensou que ela era uma prostituta, porque ela havia coberto a face dela.
16 E ele se voltou para ela, à beira do caminho, e disse: “Venha, agora, Permita-me entrar em ti”. Pois ele não sabia que ela era a nora dele. E ela disse: “O que me darás para que possas entrar em mim?”
17 E ele disse: “Eu enviarei um cordeiro do rebanho”. E ela disse: “Darás a mim uma garantia até que o envies?”
18 E ele disse: “Que garantia te darei?” E ela disse: “Teu sinete, teu bracelete e o teu cajado que está na tua mão”. Ele os deu a ela e entrou nela, logo, ela concebeu por ele.
19 E ela levantou, foi embora, pôs de lado o véu e vestiu as roupas da viuvez dela.
20 E Yahudah enviou o cordeiro pelas mãos do amigo dele, o Adulamita, para receber a garantia dele das mãos da mulher. Mas, ele não a encontrou.
21 Então, ele perguntou aos homens daquele lugar, dizendo, “Onde está aquela prostituta que estava à beira da estrada?” E eles disseram: “Não tinha prostituta aqui”.
22 E ele voltou a Yahudah e disse: “Não consegui encontrá-la. Também, os homens daquele lugar disseram – ‘Não tinha prostituta aqui’.”
23 E Yahudah disse: “Que fique para ela, pois, assim, que não sejamos envergonhados. Visto que eu enviei esse cordeiro e não a encontrastes. ”
24 Veio a se passar que, mais ou menos três meses depois, foi dito a Yahudah: “Tua nora Tamar se fez de prostituta e, além disso, veja, ela está grávida pela prostituição”. E Yahudah disse: “Traga-a para fora e que ela seja queimada”.
25 Quando ela foi trazida, ela enviou os itens ao sogro dela, dizendo, “Eu estou grávida do homem a quem pertencem essas coisas”. E ela disse: “Determinem, por favor, de quem são essas coisas – o sinete, o bracelete e o cajado”.
26 Yahudah os reconheceu e disse: “Ela foi mais justa do que eu, porque eu não a dei ao meu filho Shelach. ” E ele nunca mais a conheceu.
27 Veio a se passar que, no tempo de ela parir, veja, haviam gêmeos no ventre dela.
28 E, quando ela estava parindo, um pôs a mão para fora. E a parteira pegou e amarrou na mão dele um fio vermelho, dizendo, “Esse saiu primeiro”.
29 Veio a se passar que, enquanto ela puxou a mão dele, veja, o irmão dele saiu. E ela disse: “Como te separastes?” E o nome dele foi chamado “Peretz”.
30 E, depois, o irmão dele saiu (aquele em quem estava o fio vermelho na mão). E o nome dele foi chamado “Zerach”.