Gênesis (Bereshit) 37
37 E Yaakov habitou na terra de estadia do pai dele, na terra de Kanaan.
2 Estas são as gerações de Yaakov: Yahusef, tendo dezessete anos de idade, estava alimentando o rebanho com os irmãos dele. E o rapaz estava com os filhos de Bilhah e com os filhos de Zilpah, as ishot do pai dele. E Yahusef trouxe ao pai dele um relatório maligno deles.
3 E Yisrael amava Yahusef mais do que todos os filhos dele, porque ele era o filho da velhice dele. E ele fez para ele uma túnica de muitas cores.
4 Mas, quando os irmãos dele viram que o pai deles amava Yahusef mais do que todos os irmãos dele, eles o odiaram e não conseguiam falar pacificamente com ele.
5 Yahusef teve um sonho e o contou aos irmãos dele. E eles o odiaram ainda mais.
6 E Yahusef disse a eles: “Por favor, ouçam esse sonho que eu sonhei.
7 Pois, vejam, nós estávamos amarrando feixes no meio do campo e, veja, meu feixe levantou e ficou em pé. E, veja, os feixes de vocês estavam de pé ao redor e curvaram-se ao meu feixe”.
8 E os irmãos dele disseram a ele: “De fato, reinarás sobre nós? Ou, de fato, terás domínio sobre nós?” E eles o odiaram ainda mais, por conta dos sonhos e das palavras dele.
9 E ele sonhou ainda outro sonho e o contou aos irmãos dele. E Yahusef disse: “Veja, eu sonhei outro sonho. E, dessa vez, o sol, a lua e onze estrelas se curvavam a mim”.
10 E ele contou o sonho ao pai dele e aos irmãos dele. E o pai dele o repreendeu e disse: “Que sonho é esse que sonhastes? Devemos eu, tua mãe e teus irmãos, realmente, vir a nos curvar diante de ti?”
11 Os irmãos dele tinham ciúmes dele. Mas o pai dele guardou o assunto na mente.
12 Os irmãos dele foram alimentar os rebanhos do pai dele em Shechem.
13 E Yisrael disse a Yahusef: “Teus irmãos não estão alimentando os rebanhos em Shechem? Venha, Eu te enviarei a eles”. E ele respondeu: “Eis-me aqui”.
14 E Yisrael disse: “Por favor, vá ver se está tudo bem com os teus irmãos e com os rebanhos. E traga-me notícias”. E ele o enviou do vale de Chebron e ele foi à Shechem.
15 Um certo homem o encontrou e, veja, ele estava errando no campo. E o homem perguntou a ele, dizendo, “O que procuras?”
16 E ele respondeu: “Eu procuro meus irmãos. Por favor, diga-me onde eles estão pastoreando?”
17 O homem disse: “Eles saíram daqui, pois eu os ouvi dizer, ‘Vamos à Dothan’. ” E Yahusef foi atrás dos irmãos dele e os encontrou em Dothan.
18 E, quando os irmãos dele o viram à distância, mesmo antes dele se aproximar deles, conspiraram contra ele para matá-lo.
19 E eles disseram um ao outro: “Veja, lá vem o sonhador.
20 Portanto, venham, matemos e joguemos ele em algum posto; e diremos que algum animal selvagem o devorou. E veremos o que se tornarão os sonhos dele”.
21 Reuven ouviu e libertou ele das mãos deles, e disse: “Não tiremos a vida dele”.
22 E Reuven disse a eles: “Não derramem sangue. Joguem-no nesse poço que está no deserto, mas não ponham as mãos nele”, com a intenção de que ele pudesse libertar e trazer de volta Yahusef ao pai dele.
23 E veio a se passar que, quando Yahusef alcançou aos irmãos dele, eles arrancaram de Yahusef a túnica de muitas cores que estava nele.
24 E eles o pegaram e o jogaram em um poço. O poço estava vazio, sem água nele.
25 E eles sentaram para comer pão. E levantaram os olhos deles e viram uma companhia de Yishmaelitas que vinha de Gilead, com os camelos trazendo especiarias, bálsamo e mirra, a caminho de Mitzrayim.
26 Yahudah disse aos irmãos dele: “Que lucro teremos se matarmos nosso irmão e ocultarmos o sangue dele?
27 Venham, o vendamos aos Yishmaelitas, pois não seja contra ele nossas mãos. Visto que ele é nosso irmão e nossa carne”. E os irmãos dele ouviram.
28 E passaram homens comerciantes Midianitas. Então, eles levantaram Yahusef, o tiraram do poço e o venderam aos Yishmaelitas por vinte peças de prata. E eles levaram Yahusef à Mitzrayim.
29 Reuven voltou ao poço e, veja, Yahusef não estava no poço! E ele rasgou as roupas dele.
30 E ele voltou aos irmãos dele e disse: “O menino não está mais aqui. E eu? Para aonde irei? ”
31 E eles pegaram a túnica de Yahusef, mataram um cordeiro entre as cabras e mergulharam a túnica no sangue.
32 E eles enviaram a túnica de muitas cores ao pai deles. E eles disseram: “Nós encontramos isso. Tu sabes se essa é a túnica do teu filho ou não?”
33 E ele a reconheceu e disse: “Essa é a túnica do meu filho. Um animal selvagem o devorou. Yahusef está, sem dúvida, em pedaços”.
34 Yaakov rasgou as próprias roupas, pôs pano de saco sobre os lombos e lamentou pelo filho dele por muitos dias.
35 Todos os filhos e todas as filhas dele levantaram para confortá-lo. Mas ele recusou ser confortado. E disse: “Pois eu descerei para a sepultura, junto ao meu filho, lamentando. ” E Yaakov chorou por Yahusef.
36 E os Mydianitas o venderam em Mitzrayim a Potiphar – um oficial de Pharaoh, o capitão da guarda.