Gênesis (Bereshit) 35
35 E Elohim disse a Yaakov: “Levanta, sobe para Bayit-El e habita lá. E faça lá um altar a Elohim, quem apareceu a ti quando fugias da face de teu irmão, Esav. ”
2 Então, Yaakov disse a casa dele e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos falsos elohim entre vocês, sejam limpos e troquem suas vestes.
3 Levantemos e subamos à Bayit-El e eu farei um altar lá a Elohim, quem me respondeu no dia da minha angústia e quem foi comigo no caminho que eu fui. ”
4 E eles deram a Yaakov todos os Elohim estrangeiros que estavam nas mãos deles, também, os brincos que estavam nas orelhas deles. E Yaakov os escondeu embaixo do carvalho que estava ao lado de Shechem.
5 E eles viajaram. O terror de Elohim estava sobre as cidades que ficavam ao redor deles e os filhos de Yaakov não foram perseguidos.
6 E Yaakov veio até Luz, na terra de Kanaan, essa é Bayit-El, ele e todo o povo com ele.
7 E ele construiu um altar lá e chamou o lugar de “El-bethel”, porque Elohim apareceu para ele lá quando ele fugiu da face do irmão dele.
8 Mas, Devorah – a serva de Rivkah, morreu e foi enterrada embaixo de Bayit-El, embaixo de um carvalho. E o nome dele foi chamado “Allon-Bachuth”.
9 E Elohim apareceu a Yaakov, novamente, quando ele saiu de Padan-aram e o abençoou.
10 E Elohim disse a ele: “Teu nome é Yaakov. Teu nome não será mais chamado “Yaakov”, mas “Yisrael” será o teu nome”. E Ele chamou o nome dele Yisrael.
11 Elohim disse a ele: “EU SOU o Todo Poderoso. Seja frutífero e multiplique-se. Uma nação e uma congregação de nações virão de ti; e reis virão dos teus lombos.
12 A Terra, a qual Eu dei a Avraham e a Yitzchak, Eu darei a ti e à tua semente depois de ti; Eu darei a Terra. ”
13 E Elohim subiu dele do lugar onde Ele falou com ele.
14 Yaakov estabeleceu um pilar no lugar onde Ele falou com ele, um pilar de pedras. E ele derramou uma oferta de bebida e derramou azeite nele.
15 E Yaakov chamou o nome do lugar, onde Elohim falou com ele, “Bayit-El”.
16 E eles viajaram de Bayit-El e, quando faltava somente um pequeno espaço de terra para chegar em Ephratah, Rachel deu à luz; ela teve um trabalho de parto difícil.
17 E veio a se passar que, quando ela estava em trabalho pesado em seu parto, a parteira disse a ela: “Não temas, terás esse filho também. ”
18 E veio a se passar que, enquanto a alma dela estava partindo (pois ela morreu), que ela chamou o nome dele “Ben-Oni”. Mas o pai dele o chamou “Benyamin”.
19 Rachel morreu e foi enterrada no caminho para Ephratah, a qual é Bayit-lechem.
20 E Yaakov estabeleceu um pilar sobre a sepultura dela. Esse é o pilar da sepultura de Rachel até os dias de hoje.
21 Yisrael viajou e espalhou a tenda dele além da torre de Edar.
22 E veio a se passar que, quando Yisrael habitou naquela terra, Reuven foi e deitou com Bilhah, a concubina do pai dele. E Yisrael ouviu a respeito. Os filhos de Yaakov eram doze:
23 Os filhos de Leah – Reuven (o primogênito de Yaakov), Shimeon, Lewi, Yahudah, Yissachar e Zevulon.
24 Os filhos de Rachel – Yahusef e Benyamin.
25 Os filhos de Bilhah (a serva de Rachel) – Dan e Naphtali.
26 E os filhos de Zilpah (a serva de Leah) – Gad e Asher. Esses eram os filhos de Yaakov, nascidos a ele em Padan-aram.
27 E Yaakov veio a Yitzchak, o pai dele, à Mamre, perto de Kyriath-Arbah, a qual é Chebron, onde Avraham e Yitzchak habitaram.
28 Os dias de Yitzchak foram cento e oitenta anos.
29 E Yitzchak rendeu o Ruach, morreu e foi reunido ao povo dele, velho e cheio de dias. E os filhos dele, Esav e Yaakov, o enterraram.