Gênesis (Bereshit) 34
34 E Dinah, a filha de Leah, quem ela havia dado a Yaakov, saiu para ver as filhas da terra.
2 E, quando Shechem (o príncipe do país, filho de Chamor, o Hivita) a viu, ele a tomou, deitou com ela e a contaminou.
3 E a alma dele se apegou fortemente a Dinah, a filha de Yaakov; ele amava a menina e falou ao coração da menina.
4 E Shechem falou ao pai dele, Chamor, dizendo, “Dê a mim essa menina como minha isha”.
5 E Yaakov ouviu que ele havia contaminado Dinah, a filha dele. E os filhos dele estavam com o gado dele no campo. Yaakov guardou o silêncio até que eles voltaram.
6 Chamor, o pai de Shechem, saiu a Yaakov para falar com ele.
7 E os filhos de Yaakov saíram do campo quando eles ouviram. E os homens estavam descontentes, com muita raiva, porque Shechem havia feito desgraça em Yisrael ao deitar com a filha de Yaakov. O que não deve ser feito.
8 E Chamor falou com eles, dizendo, “A alma de Shechem, meu filho, anseia pela tua filha. Por favor, dê ela para ser a isha dele.
9 Façam casamentos conosco, dando tuas filhas a nós e tomando nossas filhas para ti.
10 E viverás conosco e a terra estará diante de ti. Viva, comercialize nela e adquira posses para ti”.
11 E Shechem disse ao pai dela e aos irmãos dela: “Permita-me achar favor aos teus olhos e o que quer que tu me disseres eu darei.
12 Peça a mim qualquer dote e presentes e eu darei, de acordo com o que tu me dirás. Mas, dê a mim a menina como isha”.
13 E os filhos de Yaakov responderam Shechem e Chamor, o pai dele, falando com engano, porque ele havia contaminado Dinah, a irmã deles.
14 E eles responderam: “Não podemos fazer isso, dar nossa irmã a alguém que não é circuncidado. Pois isso seria uma repreensão para nós.
15 Mas, nisso nós consentiremos contigo, se tu fores como nós somos, que todos os homens dentre ti sejam circuncidados,
16 então, daremos a vocês nossas filhas, tomaremos as filhas de vocês para nós, viveremos contigo e nos tornaremos um povo.
17 Mas, se não nos ouvirem para serem circuncidados, então, nós tomaremos nossa filha e iremos embora”.
18 E as palavras deles agradaram Chamor e Shechem, o filho de Chamor.
19 Os jovens não hesitaram para assim fazer, porque Shechem se deleitava na filha de Yaakov. E ele era mais honorável do que toda a casa do pai dele.
20 E Chamor e Shechem, o filho dele, vieram ao portão da cidade deles e falaram com os homens da cidade, dizendo,
21 “Esses homens estão em paz conosco. Portanto, permitam que eles vivam na terra e negociem nela. Pois, vejam, a terra é, de fato, grande o suficiente para eles. Que nós tomemos as filhas deles por ishot e que demos a eles as nossas filhas.
22 Somente nesta condição que os homens consentirão em viver conosco e sermos um povo: se todo macho entre nós for circuncidado, assim como eles são circuncidados.
23 Não serão nosso o gado deles, os bens deles e todos os animais deles? Somente concordemos com eles e eles habitarão conosco. ”
24 E ouviram a Chamor e a Shechem, o filho dele, todos os que saíram do portão da cidade deles, assim, todo macho foi circuncidado, todos os que saíram do portão da cidade deles.
25 E veio a se passar que, no terceiro dia, quando eles estavam doloridos, dois dos filhos de Yaakov, Shimeon e Lewi, os irmãos de Dinah, pegaram cada um a sua espada e vieram para a cidade e, audaciosamente, mataram todos os machos.
26 E eles mataram Chamor e Shechem, o filho dele, com o fio da espada; tiraram Dinah da casa de Shechem e saíram.
27 Os filhos de Yaakov vieram até os mortos e saquearam a cidade, porque eles haviam contaminado a irmã deles.
28 Eles pegaram as ovelhas, os bois e os jumentos deles. Tudo aquilo que estava na cidade e tudo aquilo que estava no campo eles pegaram.
29 E toda a riqueza, todos os pequeninos e todas as esposas deles eles tomaram cativos; saquearam até tudo o que estava nas casas.
30 E Yaakov disse a Shimeon e a Lewi: “Vocês me perturbaram, fazendo-me feder entre os habitantes da terra, entre os Kanaanitas e os Perizitas. E, já que eu sou pequeno em número, se eles se unirem contra mim e atacarem, então, eu serei destruído, minha casa e eu”.
31 E eles disseram: “Deveria ele lidar com nossa irmã, assim, como com uma prostituta? ”