Gênesis (Bereshit) 33

33 Yaakov levantou os olhos dele e olhou. E, veja, Esav estava vindo, mais quatrocentos homens com ele. Então, ele dividiu os filhos entre Leah, Rachel e entre as duas servas.

2 E pôs as servas e os filhos delas na frente; depois, Leah e os filhos dela; por último, Rachel e Yahusef.

3 E ele passou para a frente deles, curvou-se ao chão sete vezes, até que ele se aproximou do próprio irmão.

4 Esav correu para encontrá-lo, o abraçou, caiu sobre o pescoço dele e o beijou. E eles choraram.

5 Esav levantou os olhos dele e viu as mulheres e os meninos e disse: “Quem são esses contigo?” E ele respondeu: “Os filhos que Elohim, graciosamente, deu ao teu servo. ”

6 Então, as servas se aproximaram, elas e os filhos delas, e eles se curvaram.

7 E Leah e os filhos dela, também, se aproximaram e se curvaram. E, depois, Yahusef e Rachel se aproximaram e se curvaram.

8 E ele perguntou: “Quem são para ti todo esse acampamento que eu conheci?” E ele disse: “Para encontrar favor à vista do meu mestre”.

9 E Esav disse: “Eu tenho o suficiente, meu irmão. Guarde para ti o que tens”.

10 E Yaakov disse: “Não, por favor, se agora eu encontrei favor à tua vista, então, receba meus presentes da minha mão. Pois eu vi tua face como se eu tivesse visto a face de Elohim e te agradastes comigo.

11 Por favor, tome minha benção que é trazida para ti, porque Elohim lidou graciosamente comigo e porque eu tenho o suficiente”. Yaakov insistiu e Esav aceitou.

12 Esav disse: “Tomemos nossa jornada,  vamos, eu irei diante de ti”.

13 E ele respondeu: “Meu mestre,  sabe que os meninos são tenros e os rebanhos e as manadas comigo são filhotes. E, se eles forem sobrecarregados um dia, todo o rebanho morrerá.

14 Por favor, que o meu mestre passe antes do teu servo e eu conduzirei suavemente; irei conforme o passo do gado que vai diante de mim e dos meninos, segundo o que são capazes de suportar, até que eu chegue ao meu mestre em Seir”.

15 E Esav disse: “Permita-me deixar contigo alguns do povo que está comigo”. E ele respondeu: “Por que isso? Permita-me achar favor à vista de meu mestre. ”

16 E Esav retornou aquele dia a caminho de Seir.

17 E Yaakov viajou à Sukkot, construiu para ele uma casa e fez tendas para o gado dele. Portanto, o nome do lugar é chamado “Sukkot”.

18 Yaakov veio em paz à cidade de Shechem, que é na Terra de Kanaan, quando ele veio de Padan-aram. E ele armou a tenda dele na frente da cidade.

19 E ele comprou um pedaço de um campo, onde ele havia armado a tenda dele, dos filhos de Chamor – o pai de Shechem, por cem peças de prata.

20 E ele levantou lá um altar e o chamou “El-Elohei-Yisrael”.