Gênesis (Bereshit) 32

32 Yaakov foi no caminho dele e os Malachim de Elohim o encontraram.

2 E, quando Yaakov os viu, ele disse: “Este é o acampamento de Elohim”. E ele chamou o nome daquele lugar “Machanayim”.

3 Yaakov enviou mensageiros antes dele a Esav, o irmão dele, à terra de Seir, o país de Edom.

4 E ele os ordenou, dizendo, “Assim falarás ao meu mestre Esav: Assim diz teu servo Yaakov, eu vivi com Lavan e habitei lá até agora.

5 E eu tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas. E eu enviei tanto para contar a meu mestre, quanto para que eu possa achar favor à tua vista”.

6 E os mensageiros voltaram a Yaakov, dizendo, “Nós fomos a teu irmão Esav e ele, também, vem para te encontrar e quatrocentos homens com ele”.

7 Então, Yaakov ficou muito assustado e angustiado; ele dividiu o povo que estava com ele (os rebanhos, as manadas e os camelos) em dois acampamentos.

8 E ele disse: “Se Esav vier ao primeiro acampamento e o atacar, então, o outro acampamento que restar escapará”.

9 E Yaakov disse: “Ó Elohim do meu pai Avraham e Elohim do meu pai Yitzchak, HWHY, quem disse a mim: ‘Retorne ao teu país e à tua parentela e Eu lidarei bem contigo’.

10 Eu não sou digno da menor das tuas misericórdias e de toda a verdade que Tu fizeste ao Teu servo, pois com meu cajado eu cruzei esse Yarden e, agora, torno em dois acampamentos.

11 Liberte-me, eu oro, da mão do meu irmão, da mão de Esav, pois eu tenho medo dele, que ele não venha e me ataque, junto das mães com os filhos.

12 É Tu quem disseste: ‘Eu, certamente, tratarei a ti bem e farei da tua semente como a areia do mar que não pode ser numerada pela dimensão’. ”

13 Então, ele se alojou lá aquela noite. E ele tomou, daquilo que veio à mão dele, um presente para Esav, o irmão dele:

14 duzentas cabras, vinte bodes, duzentas ovelhas, vinte carneiros,

15 trinta camelos de ordenha com seus potros, quarenta vacas, dez touros, vinte jumentas e dez jumentos.

16 E ele os entregou nas mãos dos servos dele, cada rebanho por si. E ele disse aos servos dele: “Cruze antes de mim e crie um espaço entre um rebanho e o outro rebanho”.

17 E ele ordenou o primeiro, dizendo, “Quando Esav, meu irmão, te encontrar e perguntar, dizendo, ‘A quem pertences? E aonde vais? E quem são esses na tua frente?’

18 Então, dirás: ‘Do teu servo Yaakov. São presentes enviados ao meu mestre Esav. E, veja, ele também vem atrás de nós’. ”

19 E ele comandou o segundo, o terceiro e todos que seguiam os rebanhos, dizendo, “Dessa maneira falarão a Esav quando o encontrarem.

20 E, também, dirão: ‘Veja, teu servo Yaakov está atrás de nós’. ” Pois ele disse: “Eu o acalmarei com presentes que vão antes de mim e, depois, eu verei a face dele. Talvez, ele me aceite.  ”

21 E os presentes foram antes dele, mas ele se alojou aquela noite no acampamento.

22 Ele levantou naquela noite, tomou as duas ishot dele, as duas servas dele, os onze filhos dele e cruzou o vale Yavok.

23 Ele os tomou e os enviou pelo rio, assim, enviou o que ele tinha.

24 E Yaakov foi deixado sozinho. E um Homem lutou ali com ele até o amanhecer do dia.

25 E, quando Ele viu que não havia prevalecido contra ele, Ele tocou na articulação da coxa dele. E a articulação da coxa de Yaakov ficou fora do lugar enquanto ele lutou com Ele.

26 E Ele disse: “Deixe-Me ir, pois o dia amanhece”. E ele respondeu: “Eu não Te deixarei ir, exceto que Tu me abençoes”.

27 E Ele disse a ele: “Qual é o teu nome?” E ele respondeu: “Yaakov”.

28 E Ele disse: “Teu nome não será mais chamado “Yaakov”, mas sim “Yisrael”; pois lutaste com Elohim e com os homens, e prevaleceste.

29 E Yaakov perguntou: “Por favor, diga-me o Teu nome”. E Ele respondeu: “Por que perguntas o Meu nome?” E Ele o abençoou lá.

30 Yaakov chamou o nome do lugar “Peni-El”, dizendo, “Pois eu vi Elohim face a face e minha vida foi preservada. ”

31 Enquanto ele passou por Peni-El, o sol nasceu sobre ele; e ele mancava sobre a coxa.

32 Portanto, os filhos de Yisrael não comem do nervo da coxa que está no vazio do quadril até os dias de hoje, porque Ele tocou o quadril de Yaakov no nervo da coxa.