Gênesis (Bereshit) 30

30 E, quando Rachel viu que não tinha filhos com Yaakov, Rachel invejou a irmã. E disse a Yaakov: “Dá-me filhos, se não morrerei”.

2 A raiva de Yaakov foi acesa contra Rachel e ele disse: “Eu estou no lugar de Elohim que reteve de ti o fruto do ventre?”

3 E ela disse: “Veja minha serva Bilhah; entre nela e ela dará à luz em meus joelhos para que eu também tenha filhos através dela. ”

4 E ela deu a ele a serva dela, Bilhah, por esposa. E Yaakov entrou nela.

5 E Bilhah concebeu e deu à luz a um filho para Yaakov.

6 E Rachel disse: “Elohim me julgou, também, ouviu minha voz e me deu um filho”. Portanto, ela chamou o nome dele de “Dan”.

7 E a serva de Rachel, Bilhah, concebeu novamente e deu a Yaakov o segundo filho.

8 E Rachel disse: “Com grande luta eu lutei com minha irmã e eu prevaleci”. Então, ela chamou o nome dele “Naphtali”.

9 Quando Leah viu que ela havia cessado de dar à luz, ela pegou Zilpah, sua serva, e a deu a Yaakov por isha.

10 A serva de Leah, Zilpah, deu um filho a Yaakov.

11 E Leah disse: “Uma tropa se aproxima”. E ela chamou o nome dele de “Gad”.

12 A serva de Leah, Zilpah, deu a Yaakov um segundo filho.

13 E Leah disse: “Estou feliz, pois as filhas me chamarão de abençoada”. E ela chamou o nome dele “Asher”.

14 Reuven saiu nos dias da colheita de trigo e encontrou mandrágoras no campo e as trouxe para a mãe dele, Leah. E Rachel disse a Leah: “Por favor, dê-me um pouco das mandrágoras do teu filho”.

15 E Leah disse a ela: “É algo pequeno que tomastes meu marido? E pegarias também as mandrágoras do meu filho?” E Rachel disse: “Assim sendo, ele deitará contigo hoje pelas mandrágoras do teu filho. ”

16 Yaakov veio do campo ao anoitecer e Leah saiu para encontrá-lo e disse: “Tu tens que entrar em mim, pois eu, certamente, te contratei com as mandrágoras do meu filho”. E ele deitou com ela naquela noite.

17 Elohim ouviu a Leah e ela concebeu e deu a Yaakov o quinto filho.

18 E Leah disse: “Elohim me deu meu contrato, porque eu dei minha serva para o meu marido”. E ela chamou o nome dele “Yissachar”.

19 Leah concebeu novamente e deu a Yaakov o sexto filho.

20 E Leah disse: “Elohim me deu um bom presente, agora, meu marido viverá comigo, porque eu dei a ele seis filhos”. E ela chamou o nome dele “Zevulon”.

21 E, depois, ela deu à luz a uma filha e chamou o nome dela “Dinah”.

22 E Elohim lembrou de Rachel e Elohim ouviu a ela e abriu o ventre dela.

23 Ela concebeu e deu à luz a um filho e ela disse: “Elohim tirou minha repreensão”.

24 E ela chamou o nome dele “Yahusef”. E ela disse: “HWHY adicionará a mim outro filho. ”

25 E, quando Rachel deu à luz a Yahusef, aconteceu que Yaakov disse a Lavan: “Envie-me para que eu possa ir para meu próprio lugar e para meu próprio país.

26 Dê a mim minhas ishot e meus filhos pelos quais eu te servi, e deixe-me ir. Pois tu sabes do meu serviço que eu fiz para ti”.

27 E Lavan disse a ele: “Por favor, se eu encontrei favor nos teus olhos, fique. Pois eu vi, através de sinais, que HWHY me abençoou por tua causa”.

28 E ele disse: “Diga-me teu salário e eu darei”.

29 E ele disse a Lavan: “Tu sabes como eu te servi e como o teu gado ficou comigo.

30 Pois o que tu tinhas antes de eu vir era pouco e, agora, aumentou para uma multidão. HWHY te abençoou desde a minha vinda. E, agora, quando eu proverei para minha própria casa também?”

31 E ele disse: “O que eu te darei?” E Yaakov disse: “Não me darás nada. Se tu fizeres isso por mim, eu, novamente, alimentarei e guardarei teu rebanho.

32 Eu passarei pelos rebanhos hoje, tirando toda a ovelha salpicada e malhada, e toda a ovelha castanha entre os cordeiros, e as manchadas e salpicadas dentre as cabras. E esses serão por meu salário.

33 Minha justiça responderá por mim, no tempo vindouro, o meu salário virá até mim diante da tua face. Todos aqueles que não forem salpicados e malhados entre as cabras e marrons entre as ovelhas, serão contados como roubados, se estiverem comigo”.

34 E Lavan disse: “Sim, que seja de acordo com a tua palavra. ”

35 Naquele dia Lavan tirou os bodes que eram listrados e malhados, e todas as cabras que eram salpicadas e malhadas, e todos aqueles os quais tinha branco, e todos os marrons dentre os cordeiros; e os deu nas mãos dos filhos dele.

36 E ele estabeleceu três dias de jornada entre ele e Yaakov. E Yaakov alimentou o restante dos rebanhos de Lavan.

37 Yaakov pegou varas de Álamo verde fresco, de amendoeira e de castanheira. E ele descascou listras brancas nelas, e fez o branco do talo das varas aparecer.

38 E ele posicionou as varas que ele havia descascado ao lado dos cochos, ao lado dos cochos de água, onde os rebanhos vinham beber, bem diante dos rebanhos para que os rebanhos concebessem quando viessem beber.

39 Os rebanhos conceberam diante das varas e deram gado listrado, salpicado e malhado.

40 Yaakov separou os cordeiros e fez os rebanhos encararem os listrados, e todos os marrons no rebanho de Lavan. E ele posicionou seus próprios rebanhos sozinhos e não os colocou com os rebanhos de Lavan.

41 E veio a se passar que, quando os rebanhos mais fortes conceberam, Yaakov pôs as varas diante dos olhos dos rebanhos, nos cochos, para que eles concebessem entre as varas.

42 Porém, quando os rebanhos eram frágeis, ele não os colocou dentro do cercado. Assim, os fracos eram de Lavan e os fortes de Yaakov.

43 O homem cresceu excessivamente e tinha muitos rebanhos, servas, servos, camelos e jumentos.