Gênesis (Bereshit) 23

23 E Sarah tinha cento e vinte e sete anos de idade; esses foram os anos da vida de Sarah.

2 Sarah morreu em Kiryath-Arba, a mesma é Chebron, na Terra de Kanaan. Avraham veio para lamentar por Sarah e para chorar por ela.

3 E Avraham levantou de diante da morta dele e falou com os filhos de Chet, dizendo,

4 “Eu sou um estrangeiro e um viajante entre vocês. Dá-me uma posse de um lugar de sepultamento contigo para que eu possa enterrar a minha morta longe da minha vista”.

5 E os filhos de Chet responderam Avraham, dizendo,

6 “Ouça-nos, meu mestre. Tu és um príncipe poderoso entre nós. Enterre tua morta no sepulcro da tua escolha. Nenhum de nós te negará o lugar de sepultamento para que enterres a tua morta”.

7 Avraham levantou e se curvou ao povo da Terra, aos filhos de Chet.

8 E ele falou com eles dizendo: “Se é tua vontade que eu enterre minha morta fora da minha vista, me ouçam, e perguntem por mim a Ephron, o filho de Tzohar,

9 para que ele me dê a caverna que ele tem, Machpelah, que está no fim do campo dele. Por quanta prata, seja lá qual for o valor dele, que ele me entregue por posse um lugar de sepultamento entre vocês”.

10 Ephron vivia entre os filhos de Chet. E Ephron, o Hittita, respondeu Avraham, aos ouvidos dos filhos de Chet, de todos que entraram no portão da cidade, dizendo,

11 “Não, meu mestre, ouça-me. Eu te dou o campo e a caverna que está nele, eu te dou. Na presença dos filhos do meu povo eu os dou. Enterra tua morta”.

12 E Avraham se curvou diante do povo da terra.

13 E ele falou a Ephron aos ouvidos do povo da terra, dizendo, “Por favor, ouça-me. Eu te darei dinheiro pelo campo. Tome-o de mim e eu enterrarei minha morta lá”.

14 E Ephron respondeu a Avraham, dizendo,

15 “Meu mestre, ouça-me. A terra vale quatrocentos Shekels de prata; o que é isso entre mim e ti? Portanto, enterra tua morta. ”

16 E Avraham compreendeu a Ephron. Avraham pesou para Ephron a prata que ele havia falado na audiência dos filhos de Chet, quatrocentos Shekels de prata, de acordo com os padrões dos mercadores.

17 E o campo de Ephron foi certificado/escriturado (Machpelah que estava diante de Mamre); o campo e a caverna que estava nele, juntamente todas as árvores que estavam no campo, em todas as fronteiras ao redor,

18 tornou-se para Avraham por uma posse na presença dos filhos de Chet, diante de todos que entraram no portão da cidade dele.

19 E, depois disso, Avraham enterrou

 Sarah, a isha dele, na caverna do campo de Machpelah diante Mamre, que é Chebron, na Terra de Kanaan.

20 O campo e a caverna que está nele foram certificados pelos filhos de Chet a Avraham por uma posse de um lugar de sepultamento.