Nas Escrituras Sagradas encontramos centenas de versos que revelam a importância de conhecermos YHUH, o Seu Nome Sagrado, de esperarmos no Nome Sagrado. Para citarmos alguns, em Deuteronômio vemos que Ele a cada mandamento, termina com Eu Sou YHUH, mostrando quem Ele é, do primeiro ao último capítulo nós encontramos centenas de menção ao Nome Dele.
Para citar alguns exemplos, Deuteronômio 1:10 “YHUH vosso Elohim vos multiplicou e vós sois nesse dia como as estrelas dos céus como multidão’. 1:21: “YHUH vosso Elohim colocou a terra diante de ti, sobe e toma posse dela, como YHUH Elohim dos teus avós te falou, não temas e nem fiques desencorajados.” Quatro menções em apenas dois versículos de um único capítulo.
E as menções seguem de novo e de novo em cada pedaço desse e de outros capítulos.
Em Salmos encontramos muitas promessas para quem adora o Nome Sagrado. No famoso Salmo 23 lemos: “YHUH é o meu pastor e nada me faltará, Ele restaura o Meu ser, Ele me conduz pelas veredas da justiça por causa do Seu Nome.”
Salmo 91, um dos mais poderosos, inclusive esse Salmo é citado por s.a.tan quando ele tenta Adon Yahusha/Jesus Cristo no deserto, lemos: “Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo habitará sob à sombra do Todo Poderoso, Eu direi de YHUH: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, meu Elohim, nEle eu confiarei, certamente Ele te livrará do laço do caçador, e da peste destrutiva.”
Apenas por esses exemplos chegamos à conclusão de como é importante sabermos o Nome Dele, de invocar, adorar. Conhecer significa estreitar o nosso relacionamento com Ele, o que também é requerido de nós, como vimos nesse artigo:
Qual o Nome Dele?
Em todas as Escrituras somos convidados a conhecer YHUH, a nos relacionar com Ele pelo caminho, a sermos salvos, e termos bençãos e a uma aliança em que de nós é esperado somente amor e obediência, o que de fato, em última análise são as únicas coisas que temos a oferecer ao Criador dos céus e da terra, Quem enviou o Seu Filho Perfeito para se dar em sacrifício, o Sangue Perfeito não humano, o único que pode limpar nossos pecados para sermos aceitos na Sua Aliança!
Mas qual é o Nome?
O tetragrama é YHUH, e vemos muitas alterações ao longo dos anos. Hoje, graças aos pergaminhos do mar morto o Nome foi restaurado na sua pronúncia perfeita, que é YAHUAH ou somente YAH.
O Nome Separado na sua forma original é a seguinte: acima vemos a forma mais arcaica do nome do Criador atestada dos tempos de Moises, com os caracteres do Paleo-hebraico ou hebraico antigo uma língua então do ramo do aramaico com um dialeto particular dos hebreus e com letras provenientes do alfabeto fenício. Pronuncia-se Yahuah ou Iârruá.
Essa forma é atestada em vários documentos arqueológicos, encontrados em vários lugares, como nos manuscritos do mar morto, estela de Mesa (pedra moabita), selos dos reis dos hebreus, escavados em Israel.
A forma de YAHUAH era como conheciam o nome do Criador até o reinado de Davi e Salomão!
Após o retorno do exílio em Babilônia a forma do alfabeto e pronuncia da língua muda-se para o chamado Hebraico Bíblico ou Clássico: יהוה Conhecido como tetragrama.
Após o exílio, além dessa mudança, começa inúmeras alterações como Yahweh, entre outras.
Em João 5:39 vemos que Adon Yahusha nos ordena a estudar as Escrituras Sagradas: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”
As Escrituras Sagradas são a fonte de água viva, nelas encontramos sabedoria, força, mas principalmente aprendemos a nos conectar com nosso Elohim Yahuah, quem nos amou, que morreu por nós. Através das Escrituras nós aprendemos o caráter amável, generoso e humilde do nosso Pai, bem como as instruções para nos mantermos dignos diante dos olhos Dele.
HalleluYAH!