Em Gênesis 2:16-17 lemos a orientação: “E YHUH Elohim ordenou ao homem dizendo: De toda a árvore do Jardim do Eden tu poderá livremente comer. 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, tu não comerás dela, se assim você fizer, certamente morrerás.”
E Adan e Chava desobedeceram em rebelião, aceitando a mentira da serpente, apesar do aviso de YHUH.
E essa rebelião contra YHUH com Adan e Eva e foi imputada a todos nós (Romanos 5:12).
Lemos em Romanos 5:12 – 15:
12- Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
13- Pois antes da Torah (lei que vem dos céus) já havia pecado no mundo, mas o pecado não foi atribuído quando não havia Torah.
14 - Entretanto, reinou a morte desde Adan até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adan, o qual é a tipificação D’Aquele que havia de vir.
15- Mas o dom não é semelhante à queda de um homem. Pois se pela queda de um homem só, morreram muitos, muito mais pelo favor imerecido de YHUH, e pelo Seu dom do favor imerecido, que também veio por um Homem, Yahusha O Salvador/Jesus Cristo, foram multiplicados para muitos.
A morte como punição
Através desses versos entendemos que a morte é uma punição, e outras escrituras revelam que YHUH não tem prazer na morte do homem. Ele não nos criou para morrer, mas sim para ter uma vida eterna, porém o pecado fez com que isso não fosse mais possível (Ezequiel 18:32). A morte física é um processo que todos irão passar, por isso é muito importante reavaliar a vida diariamente e tomar a decisão correta. Precisamos estar preparados para a morte.
A morte é o salário do pecado (Romanos 6:23), ou seja, é o resultado para quem peca. Ela é a separação física do homem com a terra. Mas, mais que isso, ela pode levar à separação eterna do homem com YHUH, se não houver um arrependimento verdadeiro por parte do homem.
Essa separação eterna é a morte espiritual, que é a mais grave e importante, pois é a separação definitiva.
Ao longo da História do povo de YHUH, Israel, vemos que Ele utiliza da morte diversas vezes como punição, como o filho de Rei Davi, o rebelde Kora no acampamento, e tantos outros exemplos.
A morte como purificação
Porém YHUH nos convida para viver com Ele nos céus, a viver eternamente. E quem aceita o convite, a morte passa a ser uma purificação, a qual nós nos livramos de um corpo doente e limitado, e recebemos um corpo igual ao nosso espírito, todo feito nos céus!
E Ele mostra como, enviando o Seu Filho, a Palavra de YHUH, Adon Yahusha/Jesus. E Adon Yahusha é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele veio para que as pessoas tenham vida e vida abundante.
João 11:25 Disse-lhe Yahusha/Jesus Cristo: Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.
Adon Yahusha mostrou fisicamente para todos nós, vencendo a morte (1 Coríntios 15:55), e todos aqueles que acreditam em Yahusha O Salvador, também vencerão!
Todo mundo que se cobre com a obra finalizada em Gólgota, com o sacrifício do Cordeiro Perfeito, Adon Yahusha/Jesus Cristo, e declara com a boca o que está no coração, está salva da morte!
A promessa da vida eterna é muito forte, aliás, você conhece promessa melhor? Existe promessa melhor do que a vida eterna?
HalleluYAH