Salmo 82 – A Assembleia Divina

Salmo 82 – A Assembleia Divina

O Salmo 82 é uma meditação repleta de conhecimento sobre o papel do governo e da justiça nas nações, e uma orientação aos indivíduos com poder. Ele destaca a importância da justiça e da sabedoria nos governantes e repreende aqueles que falham em proteger os fracos e os pobres

Salmo 82 Salmo de Asafe

Elohim se levantou na Congregação do El, Ele julga entre os poderosos. ² Ele diz: Até quando vós julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dentre os perversos? Selah/Medite. ³ Defendei ao pobre e ao órfão, fazei julgamento aos aflitos e aos necessitados. 4 Livrai ao pobre e ao necessitado, resgatai-os das mãos dos ímpios. 5 Eles nada sabem, nem eles virão a compreender, eles andam em trevas, todos os fundamentos da terra estremecem. 6 Eu disse: Vós sois poderosos, como homens e caireis como um dos líderes. 8 Levanta-te, OH Elohim, julga a terra, porque Tu herdará todas as nações.

O Juiz dos juízes

O Salmo 82 não é um texto político, mas fala diretamente à política: explicita que o governo das nações, assim como tudo na terra, pertencem a YHUH. E vemos isso bem claro no Salmo 82.

Ao estudarmos as Escrituras Sagradas compreendemos que o Criador YHUH estabeleceu uma aliança, com um homem, Abraham, e desse homem nasceu uma multidão de nações, e uma dessas nações, foi separada para ser a nação de YHUH, Israel.

Mesmo com essa divisão, colocado pelo próprio Criador através da Sua Lei, a Torah, como as comemorações, o Shabbat, a circuncisão e tantos outros sinais dessa divisão, todas as outras nações pertencem a Ele também, e nós vemos isso quando Ele usa a Babilônia, por exemplo, para destruir Israel por pecar contra Ele.

O Conselho de YHUH

A justiça humana deve refletir a justiça divina em todos os aspectos, pois nós fomos feitos à imagem e semelhança ao Criador.

Assim sendo, o Salmo 82 começa nos mostrando que YHUH está no meio dos juízes, governantes ou poderosos do povo. Versículo 1: “YHUH preside a assembleia dos céus; no meio dos seres celestiais [dos ‘deuses’, dos fortes e poderosos governantes], anuncia seu julgamento”.

Assim, o Salmo 82 fala de governantes humanos, poderosos (’elohiym, deuses) que representam YHUH, e quem, independente quem seja, todos, absolutamente todos, são escolhidos por Ele mesmo. E que prestarão contas, e se estão governando com injustiça serão julgados com a mesma impiedade.

No versículo 2, conforme anunciado no final do versículo 1 (“anuncia seu julgamento”), YHUH apresenta uma acusação contra esses governantes, contra esses juízes, deuses das nações:

2“Até quando tomarão decisões injustas que favorecem a causa dos perversos?

Em outras palavras, YHUH se levanta no meio da assembleia do seu povo e aponta para os governantes (v. 1), e diz (v. 2): “Vocês estão julgando injustamente e estão demostrando favoritismo aos ímpios.”

Hoje governantes assim se multiplicaram em todas as nações do mundo, proliferando as ditaduras.

Lembrando a justiça

Tendo feito a acusação inicial contra os governantes injustos, YHUH lhes diz o que ele requer que eles façam, o que ele espera daqueles que, o representando, farão uma boa administração pública. Lemos sobre isso nos versículos 3-4:

3Façam justiça ao pobre e ao órfão, defendam os direitos do oprimido e do desamparado. 4Livrem o pobre e o necessitado, libertem-nos das garras dos perversos.

YHUH requer dos governos dos homens, que eles zelem pelos interesses daqueles que comumente são esquecidos, maltratados, prejudicados… e ele enumera quais são: os pobres [fracos, inferiores], os órfãos [desprotegidos], os desamparados [necessitados] e oprimidos [massacrados].

Cada responsabilidade dessa será cobrado no dia do juízo e esse é o conselho de YHUH para os governantes das nações, ser honestos e justos.

A assembleia divina

A assembleia divina é um termo que se refere à corte celestial de YHUH, onde os anjos e outros seres celestiais se reúnem para prestar contas a YHUH. O Salmo 82 descreve YHUH em pé na assembleia divina, julgando os deuses e governantes da terra. Esta imagem sugere que YHUH é o governante supremo, acima de todos os outros governantes e líderes.

Essas revelações são muito interessantes, pois ensinam que nos céus existem leis, existe ordem, e um claro governo, e ao revelar a Sua Lei, a Torah, para nós Ele quer que ensinar desde já essa mesma lei para nós, a mesma lei que viveremos pela eternidade, mas aprendida aqui e agora.

Essa vida, dentro dessa lei, é uma preparação para a vida eterna, onde entendemos como é a estrutura do reino celestial, quem comanda, entendemos um pouco da nossa função.

O Salmo 82 termina nos dando um vislumbre do reino de Adon Yahusha, sobre as nações, pois ele vai voltar como o Rei do Universo, e tem algumas profecias que deixam claro que ‘todos os joelhos se dobraram’.

Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.

Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.