” Portanto tomo prazer nas minhas fraquezas, nos agravos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor ao Messias, porque quando estou fisicamente fraco, logo estou forte em Ruach/Espírito.”
A caminhada do justo é repleta de momentos. Existem momentos em nossa vida em que nos sentimos cheios da glória, da graça, e do poder e do Espírito de YHUH, momento este em que nos “sentimos fortes”. Também existirão momentos em que seremos conduzidos pelo deserto, e esses momentos nos fazem sentir como se estivéssemos “fracos ou sem força” para caminhar.
Esses mesmos momentos são passados pelos apóstolos e eles nos deixam diversas lições para nos ensinar a superar esses momentos.
Em todas as Escrituras Sagradas lemos que devemos aprender a colocar a nossa vontade de lado, para que a vontade do nosso Criador YHUH seja soberana na nossa vida. E é essa a lição que extraímos de 2 Coríntios 12:10
Encontramos muitas lições também nos Salmos.
No Salmo 34:19, por exemplo, encontramos:
“Muitas são as aflições dos justos, mas YHUH os livra de todas elas”
Ser justo dentro das Escrituras Sagradas é justamente ser obediente às leis de YHUH, à Sua Torah. Somente sendo obediente, aplicando todos os julgamentos, mandamentos, é que nos tornamos justos aos olhos do Elohim YHUH.
Fortaleza nos momentos de fraqueza
Paulo nos ensina que A Palavra Viva de YHUH é o que nos fortalece em momentos de fraqueza. Muitas vezes YHUH molda o nosso caráter durante as atribulações, e é através da força Dele que encontramos força para continuar e enfrentar os desafios.
Quando estamos fracos, e buscamos em Ruach e em Emet (em Espírito e em Verdade) como aprendemos, nosso Elohim trabalha em nós, manifesta o Seu poder em nós.
2 Coríntios 12:9 – E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de YHUH.
Este verso o apóstolo Paulo ensina que o nosso corpo é a habitação de YHUH e o templo de Adon Yahusha, o que nos motiva ainda mais a manter puro, de acordo com o ensinado por todas as Escrituras Sagradas.
Quando temos em nós um sentimento de fraqueza, com mais frequência colocamos os joelhos em terra e clamamos poder de YHUH sobre nossas vidas, e entendemos que nada pode nos separar do caminho de YHUH. Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Adon Yahusha/Jesus Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Entendemos que a tribulação, causa em nós tristeza e desânimo, mas essas coisas devem ser a ponte que nos conecta ainda mais com o Ruach HaKadosh, o Espírito Santo, quando nós somos humildes o bastante para permitir que Ele tome as decisões por nós, que Ele nos leve onde nós devemos estar, e não onde nós queremos estar.
Angústia vem para tentar nos afligir e nos fazer parar, e para muitos é o único momento em que eles buscam a YHUH, que é quando são dominados pela dor, e encontrar a força maior é a única forma de encontrar forças para buscar formas de se livrar da angústia.
Não precisamos estar sozinhos
Salmos 23:4 – Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Nós sabemos que a vara e o cajado são a Palavra e a Lei de YHUH, ou em outras palavras a Torah.
Todos os servos de YHUH tiveram desafios, momentos de tristeza, de angústia. E, como somos feitos à imagem e a semelhança Dele, concluímos que Ele também sente tristeza. E nós encontramos essa tristeza quando Ele constata os pecados do Seu Povo.
Porém conforme vamos amadurecendo na Palavra e nos ensinos dos apóstolos vamos nos fortalecendo, vamos aprendendo a cada vez mais deixar as nossas vontades de lado, e aprendendo a olhar para a nossa vida e nossos sentimentos, como o olhar do Ruach/Espírito, e permitindo que Ele habite em nós, nos guiando para onde Ele quer que a gente vá, nos tempos apontados e escolhidos por Ele.
Caminhar com Ele significa que teremos poucos amigos, e muitos de nós andará na solidão, mesmo fazendo parte de um povo e de uma congregação. Caminhar no deserto nos dá sensação de insegurança, nos gera medo, nos gera sensação de fraqueza e muitas vezes gera desespero.
Mas ao caminhar no deserto gera novas experiências com YHUH, caminhar no deserto gera intimidade com YHUH e fortalecimento espiritual.
Através de uma prova é que alcançaremos o fortalecimento para caminhada. Por isso nunca olhe para sua “fraqueza”, mas olhe para força que YHUH vai te conceder a partir deste momento.
O legado dos servos
Dentro das Escrituras Sagradas encontramos inúmeros exemplos de homens comuns que realizaram o inimaginável ao confiar em YHUH, como Moisés que liderou Israel para fora do Egito, rei Davi que confiou e venceu Goliás, encontramos os apóstolos, profetas, todos e cada um tiveram os seus medos, dúvidas e fraquezas, porém através dos seus exemplos aprendemos a como entregar a nossa vida e esperar em YHUH.
Pelas Escrituras Sagrados aprendemos a permanecer determinados a vencer as fraquezas, seus medos, supere suas dificuldades e vença suas limitações. E aprenda a escutar a vontade de YHUH para você, e a esperar as coisas nos seus tempos determinados.
É interessante, também, fazer parte de um grupo que segue as mesmas coisas que você, levando em consideração à vida justa dos apóstolos como exemplo, sempre buscando a elevar o seu padrão, nunca baixar! Pode demorar, mas se você se deixar ser guiado por YHUH Ele vai te plantar em uma congregação que Ele mesmo escolher.
Romanos 8:37 – “Contudo, em todas estas coisas, nós somos mais do que conquistadores, por intermédio dAquele que nos amou.”