Estudo das Escrituras Sagradas de Sholiach Moshe, traduzido pelas Escrituras Avi YAH
Antes de responder essa pergunta, vamos considerar o que todos os crentes normativos no Mashiach sabem ser verdade.
“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Elohim, e a Palavra era Elohim.2 [a ] Ele estava no princípio com Elohim.3 Todas as coisas vieram a existir por meio Dele, e sem Ele nada viria a ser o que veio a ser.” Yochanan(João) 1:1-3
16 “E, porque [a] nEle todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, visível e invisível, quer sejam tronos ou domínios ou principados ou autoridades—Todas as coisas foram criadas por meio dEle e para Ele.”
17 “Ele [b]é antes de todas as coisas, e nEle todas as coisas [c] existem.” 1Col. 1:16-17
Claramente, o Messias estava presente na luz, na realidade, antes da Criação!
Yochanan(João) 8
56 Seu Abba Avraham regozijou-se em ver o dia da Minha vinda: e ele viu isso e teve gilah.1
57 Então disse o Yahudim a Ele: você ainda não tem 50 anos e você viu Avraham?
58 YAH-USHA disse a eles: Omein, Omein, Eu vos digo, Antes que Avraham existisse, EU SOU 2
Mesmo a tradução oficial Aramaica da Torah, Targum Onkelos, lê,
“E eles ouviram a voz da Palavra de YHUH Elohim andando no jardim à tarde do dia(Gn3:8).....Veja agora os céus, e conte as estrelas, se você é capaz de conta-las; e Ele disse a ele: assim serão teus filhos.[12] E ele creu na Palavra de YHUH, (Memra da Yeya) e Ele considerou isto para Avram como tzedakah.” (Gn 15:6)
Ele reconhece a presença da “Palavra de YHUH” na Criação e dezenas de outros lugares na Torah!
Então, Jesus/Yahusha estava no M. Sinai?
Vamos considerar um outro conceito, antes de responder isso,
Mesmo que nem sempre concordem nos pontos mais delicados da natureza “echad”(um/unido) do Pai e do Filho, a cristandade amplamente considera Jesus/Yahusha como sendo da mesma essência, e em perfeita unidade com o Pai.
O Rabino messiânico Itzchak Shapira defenderia Yahusha como uma “manifestação do Pai”, demonstrando uma perspectiva de conexão entre Pai e Filho de uma fonte muito judaica.
A linha de fundo é que mesmo Yahusha disse: “Eu e o Pai somos um” e “ Se você Me viu, você viu o Pai”
Então, sabendo disto, Jesus/Yahushua estava na Criação e reconhecendo Sua unidade com o Pai, estava Ele no Monte Sinai durante a entrega da Torah?
Francamente, isso parece um total “não acéfalo”, mas antes de cavar mais fundo as Escrituras, eu não tenho certeza se alguma vez contemplei a resposta ou mais importante, as implicações!!
Considere Shemot(Ex) 24:9-11,
“Então Moshe subiu [a] com Aharon, Nadab e Abihu, e setenta dos anciãos de Yisrael, 10 e eles viram o Elohim de Yisrael; e abaixo de Seus pés [b] parecia haver um pavimento de safira, [c] tão claro quanto o próprio shamayim(céu). 11 No entanto, Ele não estendeu Sua mão contra os nobres dos filhos de Yisrael; e eles viram Elohim, e eles comeram e beberam.”
Além de terem este sabor maravilhoso do Divino Santo desejando tanto estar com Seu povo e vendo esse desejo manifestado novamente na “Última Ceia” enquanto Ele come com Seu povo, este é um relato incrível de humanos na presença do Elohim vivo.
____________________________
1 Bereshit(Gn) 22
2 Uma afirmação de ser YAH.
MAS, os humanos podem ver Elohim o Pai face a face?
“Ninguém viu Elohim em momento algum, o Elohim unigênito que está no seio do Pai, Ele O explicou.” Yochanan(Jo) 1:18
“ E, Não que alguém tenha visto o Pai, exceto Aquele que é de Elohim; Ele viu o Pai.” Yochanan(Jo)6:46
Eu acho que está claro de vários ângulos que Jesus/Yahusha estava no Monte Sinai, e Ele é Aquele com quem Moshe falou e com quem os anciãos comiam.
Porque isso é significativo?
Bem, a Torah, as instruções de Elohim, às vezes chamadas de “Lei”, foram dadas no Monte Sinai e Moshe conhecia Elohim face a face. Além disso, partes da Torah foram faladas da Montanha diretamente para Yisrael. Targum Onkelos traduz Shemot(Ex) 19:16-17 como,
“ E era o terceiro dia pela manhã; e houve vozes, e relâmpagos, e nuvens poderosas sobre o monte, e a voz da trombeta muito forte; e todo o povo que estava no acampamento tremeu. E Moshe levou o povo para fora do acampamento para encontrar a Palavra de YHUH; e eles pararam nas partes mais baixas do monte.”
Jesus/Yahusha deu a Lei!
Deixe isso afundar!
Yahusha deu a Lei!!!
Isso representa um enigma considerável para muitos da Cristandade que argumentam que Jesus “aboliu a Lei”.
As teológicas e doutrinais implicações são impressionantes.
Yahusha também disse,
“Se você Me ama, guardará os Meus mandamentos” Yochanan(Jo)14:15
Pondere a pura gravidade dessa declaração e suas implicações!
Shemot(Ex) 33:18-23
___________________
Outro pensamentos relacionados: Yaakov(Tg) 4:12 refere-se a Yahusha como legislador.
.
Poderia Yahusha morrer por uma aliança que Seu Pai fez? Ou, Ele foi “enviado” antes da aliança ser feita, e foi Ele Aquele quem fez a aliança com Yisrael, a Noiva?
Quem andou pelas peças da aliança Abraamica? Bereshit(Gn) 15:1 diz “ a Palavra de YHUH” veio a Abram...Yahusha fez essa aliança também? (Eu penso que sim...)
E, antes que eu me esqueça, nós NÃO estamos sendo “reformados”, mas TRANSFORMADOS! A reforma é externa, transformação é INTERNA! Assim como a motivação é externa e INSPIRAÇÃO é INTERNA! Além disso, eu quero jogar isso, também...a diferença entre um teste e uma tentação: O testador quer que passemos, o tentador quer que falhemos. YHUH nos testa, mas nunca nos tenta! Há Satan nos tenta!
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura