Muita gente pode se perguntar os motivos que o Criador dos céus e da terra tem para julgar os homens, ou para trazer desgraças e mesmo a destruição para o mesmo povo que Ele fez e amou.
Nós encontramos dentro da própria Palavra registradas nas Escrituras Sagradas muitos motivos que Ele mesmo nos fornece!
Nosso Ahlohim YWHY transforma a vida do seu profeta Oséias em um exemplo vivo do seu plano, do começo ao fim. Ele se abre e mostra Seus motivos, Sua dor e todo o Seu amor por nós.
Nós lemos em Oséias 1:
“1 A Palavra de HWHY que veio a Oséias, filho de Be-Eri, nos dias de Uziyahu, Yotam, Acaz e Hizqiyahu, rei de Yahudah e nos dias de Yahravam, filho de Yoash, rei de Yisrael.
2 O começo das palavras de HWHY através de Oséias. E HWHY disse a Oséias: Vá, pegue uma esposa de prostituição e filhos de prostituição: porque a terra cometeu grande prostituição ao se afastar de HWHY.”
Aqui nós já temos alguns indícios. Pelas Escrituras Sagradas nós aprendemos que nosso corpo é o templo de YWHY, e através da pureza e alimentação deve ser tratado como tal. Apesar disso, Ele ordena a seu amado profeta que se case com uma prostituta, pois YWHY considera que nós, o Seu povo, O trocou pelas coisas mundanas e pecados, nós nos prostituímos.
E continua:
3 Então ele foi e tomou Gomer, filha de Divlayim; que concebeu e lhe deu um filho.
4 E HWHY disse-lhe: Chame seu nome de Yizre-El; por mais um pouco e eu vingarei o sangue de Yizre-El sobre Beit Yahu e farei com que o reine cesse de Beit Yisrael.
5 E acontecerá naquele dia que eu quebrarei o arco de Yisrael, no vale de Yizre-El.
6 E ela concebeu novamente e deu à luz uma filha. E Ahlohim disse a ele, Chame o nome dela Lo-Ruchamah: porque eu não terei mais misericórdia em Beit Yisrael; mas eu os tirarei completamente.
A cada verso a tipificação do plano do nosso Ahlohim na vida de Oséias vai tomando forma.
Pelo fato de seus filhos, Israel, terem se tornado prostitutas ao olhos de Seu Criador, a Casa de Judá e a Casa de Israel- Ephrayim – a tribo do norte, seriam destruídas sem misericórdia. O que de fato aconteceu e continua acontecendo nesse momento!
A Casa de Israel está dispersa nas nações, sem saber que são filhos de Israel, sem conhecimento da sua própria cidadania. E a Casa de Juda está pequena e repleta de tradições pagãs. A essa tribo foi concedido ficarem com a terra de Israel:
7 Mas terei misericórdia sobre Beit Yahudah, e os salvarei por HWHY seu Ahlohim e não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela batalha, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.
8 Ora, quando ela desmamou Lo-Ruchamah, ela concebeu e deu à luz um filho.
9 Então disse Ahlohim: Chame seu nome Lo-Ami: porque você não é meu povo e eu não serei seu Ahlohim.
10 No entanto, o número total dos filhos de Yisrael será como a areia do mar, que não pode ser medida nem contada; e acontecerá que no lugar onde foi dito a eles: Você não é meu povo - Lo Ami, lá será dito a eles: Vocês são os filhos do El vivo, B'nai Ahlohim.
11 Então os filhos de Yahudah e os filhos de Yisrael serão reunidos, e designarão para si mesmos Uma Cabeça, e eles surgirão da terra: porque grande será Yom Yizre-El.
Mas como vemos a misericórdia do Todo Poderoso é maior que Sua ira, pois Ele, apesar de todos os pecados, manteve Sua promessa a Abrão, e tornou a semente dele maior que o número da areia, e apesar de tudo nos deu Uma Cabeça – O Seu Filho para que, através da purificação dos pecados pela obra finalizada em Gólgota, o sangue derramado na cruz, todos esses pecados pudessem ser limpos, e nós através Dele podemos ter a Salvação e a vida eterna.