O jantar da Pesach, que foi o último do nosso Adon Yahusha/Jesus Cristo quando Ele habitou entre nós, é extremamente conhecido. A Igreja de Roma, a Católica, o transformou na famosa “Santa Ceia”, mas de fato é um dos momentos mais sagrados e significativos na vida dos crentes. É uma celebração da última ceia que Adon Yahusha compartilhou com seus discípulos antes de sua crucificação e é um lembrete do sacrifício que ele fez em nosso lugar.
Antes, como já vimos AQUI, essa festa que Ele mesmo estava comemorando com seus apóstolos, era somente a Pesach de YHUH – a festa da passagem, uma memória de quando YHUH enviou o seu Mensageiro destruidor para a Sua última praga, a morte de todos os primogênitos no Egito, e assim faraó permitiria que o Seu povo pudesse sair livre.
A única distinção entre as casas que o mensageiro poderia ou não entrar era o sangue do cordeiro que os hebreus deveriam sacrificar e colocar como um sinal na porta.
Já era a prefiguração do sangue do Cordeiro que devemos ter nas nossas portas para sermos salvos.
Adon Yahusha celebrando a Pesach nas Escrituras Sagradass
Na Bíblia, nosso Adon celebrando a Pesach é mencionada em vários lugares, incluindo Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20 e 1 Coríntios 11:23-26. Nestes versículos, vemos Adon Yahusha Ha Moshiach/ Jesus Cristo instruindo e participando ativamente da Pesach com todo o seu esplendor, e em todos os detalhes. Ao compartilhar o pão e o vinho, lembramos da união entre nós e de nosso relacionamento com Deus.
Da mesma forma ele comeu o matza, o pão sem fermento, como vemos as instruções em Êxodos, e mais em detalhes em Deuteronômio capítulo 16.
Nesse livro encontramos a instrução de tirar o fermento de nossas casas durante sete dias. Sabemos que o fermento representa o pecado.
As lembranças que devemos ter na Pesach
Durante a Pesach devemos lembrar do exílio, de tratarmos bens nossos servos, os estrangeiros, pois Israel já foi escravo em terras estrangeiras. E apenas por YHUH fomos libertos.
A mesma coisa com o sacrifício do Cordeiro Perfeito, Ele que é sem falhas, sem pecados, teve que dar a própria vida para que o Seu Nome fosse grande, para pudesse aceitar os Seu filhos em arrependimento de volta do pecado.
Apenas quem tem o coração circuncisado pode sentar na mesa de Pesach.
A importância da Pesach para o povo de Israel
Todos os tempos apontados por YHUH são importantes e devem ser separados de acordo com o Ele ensinou, e da mesma forma que Adon Yahusha fez e guardou, todos os tempos apontados, incluindo a Pesach.
Esse é um tempo de lembrar da libertação, do passado e de clamar pelo futuro. O povo de Israel vem sofrendo diversas atrocidades ao longo dos milênios, e na Pesach temos a chance de recordar em detalhes as coisas grandiosas que nosso Adon YHUH fez por nós, os Seus sacrifícios, e o quanto Ele nos amou, para Se esvaziar de todo o Seu poder, habitar entre nós, e morrer por nós.
Como preparar-se para a Pesach?
A Pesach é um tempo maravilhoso, e qualquer um que ame a Yahusha/Jesus Cristo quer participar e fazer o que Ele fez em sua última janta aqui na terra. Além de ser um mandamento.
Nosso projeto traduziu o livro “Haggadah da Pesach Baseada no Cordeiro” de Sholiach Moshe Koniuchowsky onde ele, através de muita pesquisa e estudo, restaura essa preciosa celebração, e provavelmente muito próximo ao que nossos apóstolos fizeram em seus tempos.
Uma sequência lógica de bênçãos, cânticos, história, orações, mais os elementos fundamentais e corretos que tornam esse dia único para os seguidores de Adon Yahusha/Jesus Cristo.
Ele traz uma versão simplificada e livre de tradições rabínicas que você tranquilamente pode realizar com a sua família.
Reviver uma celebração que existe há pelo menos 3000 anos na sua forma mais original.
Conheça:
https://clubedeautores.com.br/livro/haggadah-da-pesach-baseada-no-cordeiro
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura