As Escrituras Sagradas existem a cerca de 4.000 anos, é o livro mais lido, traduzido e utilizado em todo o mundo.
Na sociedade moderna atual vemos uma parcela crescente de ateístas, mentalidade revolucionária e verdadeiros questionadores de tudo, frutos do pensamento disseminado pela escola de Frankfurt, que tem como premissa a ‘crítica radical de tudo o que existe’, como nos ensina o filósofo americano Wolfgang Smith.
Assim, vemos muitas pessoas colocando em dúvida a veracidade das Escrituras Sagradas, o que aliás é a condição necessária para a própria existência do ateísmo. Se as Escrituras Sagradas são verdadeiras logo existe um ‘Deus’, logo a evidência é gritante, destruindo imediatamente qualquer lógica que culmina no ateísmo.
Nesse artigo vamos explorar e veracidade das Escrituras Sagradas
O que é a verdade?
Desde Aristóteles o conceito mais aceito de verdade é ‘tudo aquilo que pode ser verificado na realidade’.
Não é diferente com verdades históricas. Apesar de cada povo ter o poder de contar a sua história da forma como quiserem, nem sempre de forma compatível com o que de fato aconteceu, é muito difícil esconder fatos históricos relatados de formas similares por fontes diferentes.
A verdade histórica se torna mais difícil, quanto mais longe é o relato, pois é quase impossível de conferirmos o que está escrito com o que de fato aconteceu.
Porém, na história humana, não existe apenas os vestígios escritos, mas vestígios físicos, chamados arqueológicos. E são esses os maiores confirmadores bíblicos dos tempos atuais.
Análise arqueológica dos principais fatos narrados das Escrituras Sagradas
Aqui no Brasil a discussão sobre a veracidade das Escrituras Sagradas é ainda muito rasa, por isso esse artigo irá citar fontes em inglês.
Dilúvio:
Gênesis 6:11-12
‘No ano seiscentos da vida de Noach/Noé, no segundo mês, ao mesmo dia vieram todas as fontes do grande abismo e romperam-se pela superfície da terra, e as janelas dos céus foram abertas’
‘E a chuva veio sobre a terra quarenta dias e quarenta noites’
O dilúvio é um dos primeiros fatos históricos narrados nas Escrituras Sagradas. E sim, existe diversos pontos na terra que provam que o dilúvio aconteceu.
No ponto mais alto da terra, o monte Everest, que está 8.848,86 metros acima do nível do mar, pode ser encontrado calcário e outros vestígios de que o monte já foi coberto pelo mar. O que aliás, esses vestígios podem ser encontrados em todos os solos do planeta.
Em Minas Gerais, Amazônia, Sertão da Paraíba, enfim todos os solos mostram que já foram encobertos pelo mar algum dia. Cientistas dizem milhões de anos, mas dizem sem provas conclusivas, ao passo que, antes de cogitarem a possibilidade desses territórios terem sido encobertos pelo mar, essa verdade histórica já era encontrada nas Escrituras Sagradas a 4.000 anos.
Além disso, fósseis de animais marinhos estão sendo encontrados em montanhas altas, extremamente longe do mar em todas as partes. Você pode ver quais fósseis em quais montanhas foram descobertos recentemente nesse artigo em inglês: https://answersingenesis.org/the-flood/global/evidences-genesis-flood/
Ou seja, as Escrituras Sagradas podem sim ser consideradas documentos históricos no caso do dilúvio pois toda a terra esteve embaixo do mar.
A destruição de Sodoma e Gomorra
“E por não haver sequer dez homens justos na cidade, a cidade foi destruída. “Então pela Palavra de YHUH choveu sobre Sedom e Amorah – Sodoma e Gomorra, enxofre e fogo da parte de YHUH, descido dos céus” Gn 19:24.
“E Ele aniquiliou aquelas cidades, e toda a planície, e todos os das cidades e aquilo que havia crescido no sono.” Gn 19:25
Esse julgamento por mais duro que pareça aos nossos olhos é outro fato histórico que podemos verificar na realidade.
Até hoje vestígios são desse dia são visíveis e podem ser analisados por qualquer pessoa que quiser ver com os seus próprios olhos. Pedras de enxofre de pureza 95% que não são encontradas em nenhuma outra parte, até agora, da terra são encontradas lá. Além de muitas outras particularidades que mostram a destruição física dessas cidades de forma permanente e eterna, já que é impossível para o ser humano recuperar essas terras.
Você pode encontrar um vídeo completo que mostra a terra devastada, e o enxofre, até hoje:
https://www.youtube.com/watch?v=DfYdFKPC84w
O êxodo das Escrituras Sagradas
Outro fato que muitos fazem polêmica é o êxodo.
Uma busca na internet sobre isso e vemos quantos sites em português rapidamente procuram negar, acusando, inclusive de o êxodo ser um ‘mito’.
Bom, nós sabemos de quem é a função de distorcer a verdade e mentir....
Mas, para os falantes da língua inglesa encontramos abundância em termos de coleção arqueológicas sobre esse fato histórico, que marcou a região por muitos e muitos anos. A relatos de diversos povos sobre o ocorrido, especialmente porque depois do êxodo, e depois dos 40 anos que o povo hebreu ficou no deserto, Israel começa uma ofensiva bélica contra diversos povos, em busca da conquista da terra prometida, aniquilando várias cidades, e isso tem abundância de registros históricos.
Este site é uma referência em história antiga, e mostra documentos mais documentos egípcios relatando o ocorrido em detalhes. E você pode conferir na íntegra aqui: https://www.ancient-origins.net/history-important-events/egypt-remembers-ancient-accounts-great-exodus-002295
Hoje, muitos tentam desacreditar e esconder os documentos, mas a verdade sempre encontra o seu caminho para a luz.
Aqui você pode encontrar outros documentos, inclusive romanos, sobre os eventos:
https://armstronginstitute.org/692-youve-heard-israels-version-of-the-exodus-have-you-heard-egypts
Aqui você pode encontrar documentos recentemente descobertos sobre as invasões israelitas à terra de Canaã: https://armstronginstitute.org/881-the-amarna-letters-proof-of-israels-invasion-of-canaan
Davi x Golias
O Rei mais amado e vitorioso de Israel matou mesmo um gigante?
Sim, e existe uma riqueza de vestígios históricos revelando uma vez mais a veracidade das Escrituras Sagradas.
A cidade de Gath, onde o gigante habitou, foi encontrada com centenas de provas da existência do gigante, e você pode verificar cada uma delas aqui:
https://creation.com/giant-goliath-evidences
E aqui, https://www.patternsofevidence.com/2018/10/26/david-battles-goliath/ também você pode encontrar outras evidências históricas da existência de tudo o que é descrito nas Escrituras Sagradas Originais, desde a vestimenta do Rei Davi, dos restos mortais do gigante, e muitos outros achados que mostram uma vez mais que o livro mais poderoso que existe é de fato o livro mais poderoso que existe, pois nele encontramos apenas a verdade, e o que é mais poderoso do que a Verdade?
A vinda do Messias Yahusha/Jesus Cristo
São tantas as evidências físicas da vinda do Filho do Homem, mesmo quem não O aceita como Seu Salvador, como muitos judeus, confessa que ‘alguém’ muito poderoso de fato existiu.
Praticamente todas as religiões do mundo aceitam a existência Dele, apesar de negar que ele é o único Caminho para a salvação.
A vinda Dele é inegável, pois foram muitos os feitos com a Vida e a Morte Dele, milhares de pessoas que estavam mortas nos túmulos voltaram a vida, imagina o impacto disso na população?
As dúvidas em torno Dele podem ser resumidas em ‘aceito Ele ou não?’ ‘Ele foi profeta, homem, ou o próprio Criador?’ Mas a vida Dele aqui na terra não pode ser negada, ou mesmo ignorada.
O que uma vez mais prova que tudo, tudo, tudinho que está nas Escrituras Sagradas é verdade! HalelluYAH!
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.