Um dos conceitos que mais encontramos confusão dentro das Escrituras Sagradas está no significado do Espírito Santo/Ruach Hakadosh. Não apenas sobre o Ruach, mas sobre a característica do próprio Ahlohim YWHU!
Em parte, essa confusão se dá pela difusão do conceito de trindade pela igreja de Roma, como se o Ruach fosse uma entidade separada.
Muita da nossa mentalidade e imaginário é formado pelo legado dessa igreja, e para compreender a Verdade sobre a magnitude do nosso Ahlohim YWHU nós temos que nos desapegar desses conceitos para uma compreensão dos fatos que podemos verificar na realidade.
O Ahlohim YWHU é muito poderoso, é o mais poderoso entre tudo o que existe, além de criar coisas, mundos, almas, astros, e tudo o que existe, ele pode usar, inventar, extrair de dentro de Si qualquer uma dessas obras, e ainda ser ele mesmo.
Dentro das Escrituras Sagradas, em suas próprias ações, nós extraímos o conceito de echad, que é uma unidade somada a outra unidade somada a quantas unidades forem, ainda ser uma única coisa: 1+1+1+1+1.....= 1
E é isso o Ruach= o poder do próprio Ahlohim, ou uma das formas de manifestação do poder do próprio Ahlohim. Da mesma forma que Adon Yahusha – Jesus Cristo também Ahlohim, mas menor, pois saiu de dentro do próprio YWHY, assim como o Ruach!
Quando Ele habitou em tenda no meio do povo de Israel no deserto, após a libertação da escravidão no Egito, Ele estava entre uma nuvem, essa nuvem era uma manifestação do Seu Ruach Hakadosh.
Esse poder, o Ruach, é o que faz os profetas profetizarem, é o que grava a Tora no coração dos homens, é o que desperta as pessoas para a Verdade, é o que auxilia na pregação das boas novas.
É o mesmo poder que matou Ananias e Safira em Atos 5:3:
Ananias e Safira planejaram doar, mas não cumpriram a palavra, e ainda mentiram dizendo terem trazido todo o valor aos apóstolos. “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?”
Todo crente pode ter uma porção e tem uma porção do Ruach, de acordo com a medida que ele mesmo dá ao Ahlohim YWHY.
Só é nascido de novo pela obra finalizada em Gólgota quem é tocado pelo Ruach.
É o mesmo poder que os antepassados usados, e estão sendo usados nesse momento pelos declaradores das boas novas!
O mesmo poder relatado em Atos 4: 25 e 26:
Tu falaste por meio do Espírito Santo e do nosso antepassado Davi, teu servo, quando ele disse: “Por que as nações pagãs ficaram furiosas? Por que os povos fizeram planos tão tolos? Os seus reis se prepararam, e os seus governantes se ajuntaram contra o Senhor Deus e contra o Messias, que ele escolheu.”
Nós vemos em profecias, nós vemos em atos concretos, em cura, a experiência do Ruach é inegável!
Em Atos 3:12 Pedro explica:
Quando Pedro viu isso, disse ao povo: — Israelitas, por que vocês estão admirados? Por que estão olhando firmemente para nós como se tivéssemos feito este homem andar por causa do nosso próprio poder ou por causa da nossa dedicação a YWHY!
Em outras palavras, tudo o que estava sendo feito, apenas estava sendo feito pelo poder do Ruach, que vem de YWHY, é uma manifestação de YWHY, não é próprio ou separado, ou uma terceira pessoa, mas um junto com o próprio Ahlohim!
Não é algo simples e o Sholiach Moshe Koniuchowsky aborda em todos os detelhes, trazendo riqueza de versículos e explicações, liderados pelo Ruach, para facilitar o nosso entendimento.
Você pode acompanhar aqui.
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesse aqui: