Ter uma vida em abundância é desfrutar de um relacionamento fiel com o Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra YHUH, através da obra finalizada com Seu Filho Adon Yahusha/Jesus Cristo, Ele disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar, e para destruir; Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10:10).
Eu vim para que tenham vida
O contexto da passagem em que Adon Yahusha/Jesus Cristo promete vida abundante àqueles que são seus, facilmente revela o seu significado. Trata-se da alegoria do Bom Pastor. Nessa alegoria o próprio Adon Yahusha se apresenta como sendo o Pastor, e retrata seu povo como sendo suas ovelhas.
Dessa forma, Ele é o Pastor que cuida de suas ovelhas. Essas ovelhas O conhecem e não seguem a estranhos. Ele também contrasta sua posição como o legítimo Pastor, e a posição dos ladrões e salteadores.
No presente contexto, esses ladrões são uma figura utilizada para representar os falsos mestres. Eles são enganadores e não têm escrúpulos. Buscam apenas destruir as pessoas. Essa representação feita por Adon Yahusha tinha como alvo os líderes religiosos e espirituais de seus dias. Esses escribas e fariseus procuravam matar e destruir as pessoas que eles tinham roubado (cf. Mateus 23:15).
Em João 10:7, Adon Yahusha usa outra metáfora. Ele muda da figura do pastor para a figura da porta. Ele diz: “Eu sou a porta das ovelhas”. Essa mudança foi perfeitamente apropriada, pois explica claramente por que nele suas ovelhas encontram vida. Ele é a porta, isto é, Ele é aquele por meio do qual suas ovelhas recebem a vida eterna. Essa verdade fica ainda mais nítida no versículo 9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”.
Essa promessa é sobre dinheiro?
Está claro no texto que não se trata de dinheiro. A vida em abundancia da qual Adon Yahusha fala é muito mais preciosa do que todas as riquezas deste mundo. Seu propósito realmente é enriquecer aqueles que lhe pertencem, concedendo-lhes bênçãos infinitas e perpétuas. Porém, essas bênçãos não são terrenas.
Ele mesmo diz em Mateus 6:19: “Não acumuleis para vós mesmos tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões invadem e roubam.” 20: “Portanto ajuntais para vós mesmos tesouros nos céus, onde os ladrões não invadem e nem roubam.”
Quando Adon Yahusha promete uma vida abundante ao seu povo, Ele está prometendo uma vida em que há graça em abundância, amor em abundância, alegria, paz e segurança em abundância, que somente os justos podem conhecer. Mas nós sabemos, através de Salmos 34 “são muitas as aflições dos justos, mas YHUH os livrará de todas elas.”
Mais uma vez é importante ressaltar que essas virtudes não devem ser entendidas em seu aspecto humano. Isso significa que não é a abundância de qualquer amor, qualquer graça, qualquer paz, qualquer alegria e qualquer segurança (Jeremias 33:6; João 1:16; Romanos 5:17-20; 2 Coríntios 8:2; Efésios 1:7,8). Essas virtudes tem sua origem no próprio Poderoso YHUH que é a fonte de tudo, o Começo e o Fim.