Quando Noé e seus filhos saíram da arca após o dilúvio, eles foram abençoados pelo Todo Poderoso YHUH com uma aliança. Em Gênesis 9:11 encontramos: “E Eu estabelecerei Minha aliança convosco, nem uma carne deverá ser eliminada mais pelas águas de um dilúvio, nem mais existirá um dilúvio para destruir a terra.”
Em 9:12 lemos: “Eu fixo Meu arco na nuvem, e isso vos será por um símbolo de uma aliança entre Mim e a terra.”
Além dessa aliança eles receberam o comando da multiplicação, e foi dado ao homem o poder sobre todos os animais. Lemos em Gênesis 9:3: “Todo animal que se move e vive servirá de alimento para vós, como anteriormente dei a erva verde, Eu tenho dado a vocês todas as coisas.”
Os filhos de Noé que saíram da arca foram Shem, Ham e Yafet, e Ham foi pai de Kanaan, que mais tarde se tornaria em uma nação a ser destruída pelo povo de YHUH Israel. Mas isso seria muitos anos depois.
Apesar de todas essas bençãos e de uma aliança entre essa família e YHUH, o neto de Noé, Kanaan foi amaldiçoado de forma permanente, e teria a sua existência destruída anos mais tarde.
Existe uma polêmica em torno disso.
O que aconteceu?
Em Gênesis 9:21 – 22 encontramos:
“E ele [Noé] bebeu do vinho, e ficou embriagado, e ele estava descoberto dentro de sua tenda. E Ham o encontrou, o pai de Kanaan, viu a nudez do sei pai, e contou a seus dois irmãos do lado de fora.”
E então é relatado que seus irmãos cobriram o pai, sem olhar a nudez, e Noé despertou do vinho e soube o que havia sido feito. Ao despertar ele deu a seguinte maldição:
“Maldito seja Kanaan, um servo ele será para os seus irmãos.”
E assim a história mostra que de fato aconteceu. Kanaan se tornou uma grande nação, porém os descendentes de Shem se tornariam Israel, que destruiria e tomaria a terra de Kanaan.
Mas a pergunta que fica: Apenas ver a nudez seria motivo de tamanha maldição? Se nós tivermos uma mãe ou pai descuidados, e vermos sem a intenção, também seremos amaldiçoados com tamanho rigor?
O que diz o consenso de estudiosos:
Existem duas visões compartilhadas pelos estudiosos. A primeira é de fato essa, o filho viu a nudez do pai e por isso foi amaldiçoado.
A segunda versão busca analisar esse fato trazendo mais informação de dentro das Escrituras Sagradas, tanto para negar ou confirmar a veracidade, ou possibilidades.
Em Levítico encontramos os mandamentos orientando Israel a não agir como os povos, com perversidade sexual, pois isso é uma abominação aos olhos do Todo Poderoso YHUH.
Em Levítico 18:7 – 8 encontramos:
“A nudez do teu pai, ou a nudez da tua mãe tu não descobrirás, ela é a tua mãe e tu não descobrirás a sua nudez” “A nudez da esposa do seu pai tu não descobrirás, ela é a nudez do seu pai.”
Desses versos podemos extrair algumas coisas. Descobrir na linguagem das Escrituras Sagradas, é o ato sexual, e não simplesmente ver a nudez sem intenção sexual. Intenção é a palavra-chave. Ver sem intenção é uma coisa, agora ver seus pais, com intenção sexual, e por consequência, o contrário, os pais olhar os próprios filhos com a intenção sexual, é pecado.
O olho, ou ato de olhar, dentro das Escrituras Sagradas tem um significado profundo. É através do olho que o ato de pecar, ou não pecar, começa. Adon Yahusha, o nosso Salvador Jesus Cristo, como muitos O conhecem, ensina em Mateus 6:22 “A luz do corpo são os olhos, se, portanto, teu olho for bom, todo o teu corpo será cheio de brilho.”
Em Jubileus consta que Noé tinha duas esposas, e a única esposa que conseguiu chegar até a arca não era a mãe de Ham, pai de Kanaan.
Assim, a segunda visão para Ham ter sido amaldiçoado com tamanho rigor, foi ele ter tido relações com a esposa do pai, que segundo as Escrituras Sagradas, a esposa do pai, não sendo a mãe, é o próprio pai.
Você pode escolher qual visão faz mais sentido para você. O fato é que Kanaan foi amaldiçoado permanentemente e teve a sua nação e sua descendência banida da face da terra, e sabemos por Levítico 18:25 “a terra está contaminada [das perversões e abominações sexuais] Eu visito a iniquidade dela, e a própria terra, ela mesma vomita os seus habitantes.”