Avraham é um dos primeiros patriarcas de Israel e o sacrifício do seu filho Yitzchak é uma das histórias mais conhecidas e debatidas nas Escrituras Sagradas. Este artigo fornecerá uma análise detalhada deste evento, examinando as diferentes interpretações e as lições que podem ser aprendidas a partir dele.
O contexto histórico de Avraham
Antes de examinar o sacrifício de Isaac, é importante entender o contexto histórico de Avraham. Avraham era originário da região da Pérsia antiga, que hoje é o Irã moderno. Ele esperou muito para ter um filho, pois a esposa dele, Sarah, era estéril. Mesmo assim ele recebeu a promessa do Todo Poderoso YHUH que a sua semente seria multiplicada e espalhada por toda a terra. Que a sua descendência seria maior do que as inumeráveis estrelas dos céus, maior que o imenso volume de areia da terra e, mais, nações e reis seriam descendentes dele.
Ele esperou muito, pois tinha 100 anos quando teve o seu filho Yitzchak, o primogênito que Sarah pariu, o verdadeiro presente de Adon YHUH.
O significado do sacrifício de Yitzchak
A história do sacrifício de Yitzchak está registrada nas Escrituras Sagradas em Gênesis 22.
YHUH ordenou a Avraham que sacrificasse o seu filho primogênito, Yitzchak, como teste de sua fé e de sua obediência. Embora esta seja uma história chocante e perturbadora, ela é uma das mais importantes da Bíblia e tem sido interpretada de muitas maneiras ao longo dos séculos. É chocante por vários aspectos. Entre eles, que o sacrifício de um ser humano é abominável, sendo considerado também abominável pelo próprio YHUH, que proíbe o sacrifício de seres humanos. YHUH solicitar algo assim seria o mesmo que violar a Sua própria Lei.
Porém, conforme vamos entendendo a Palavra, a História e a Ação de YHUH, vemos que nada é por acaso e que de cada linha escrita podemos extrair lições, fatos passados, presentes e futuros, e, também, é assim com cada trecho da Escritura Sagrada.
Dessa ordem podemos extrair algumas lições e interpretações. Foi um teste a obediência de Avraham, veja, Gênesis 22:1 - [...] Elohim testou a Avraham [...], seria ele capaz de dar o melhor de si para YHUH, assim, como mais tarde o próprio YHUH daria o Seu Filho em sacrifício? Podemos reforçar na interpretação desse registro que jamais o sangue humano seria aceito por YHUH como limpeza dos nossos pecados e, por isso, Adon Yahusha não pode e não é ser humano.
Sabemos que esse fato aconteceu exatamente no mesmo dia, do calendário bíblico e não romano, que, mais tarde, YHUH enviou o seu Mensageiro Destruidor para libertar os Ivrim/hebreus do Mitzrayim/Egito, visto que, com o intuito de salvarem os primogênitos, os Ivrim/hebreus sacrificaram um cordeiro e precisaram passar o sangue do cordeiro como marca nos umbrais de suas portas. É assim que até hoje celebramos a Pesach – a festa da Passagem. Sabemos que, também nessa mesma data do calendário bíblico, anos mais tarde, foi o dia em que o Cordeiro de YHUH se deu em sacrifício pela nossa salvação eterna. No exato dia em que o nosso Adon Yahusha/Jesus Cristo também celebrou Pessach e nos ordenou a celebrar como ele ao longo dos nossos anos.
O impacto da história do sacrifício de Yitzchak na vida moderna
Para muitos, a história serve como um lembrete da importância da obediência a YHUH, o qual habitou entre nós e deu a Sua Vida para nós. Sabemos que foi Ele quem viveu aqui, sabemos que Adon Yahusha é YHUH, pois nenhum homem pode redimir outro homem e, menos ainda, sangue humano é aceito como sacrifício.
Entre muitas passagens lemos em Salmos 40:6 “Os Sacrifícios e ofertas Tu não desejastes, mas um corpo Tu preparastes para Mim, oferta queimada e oferta pelo pecado Tu não requereste”. E ainda Ele diz quem virá em 40:7 “Então Eu disse: Eu virei e no volume do Rolo está tudo escrito ao Meu respeito. ”
Enfim, o teste de Avraham nos ensina muitas coisas e nos inspira com a sua fé inabalável, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis e desafiadoras. É um fato que inspira coragem e resiliência e, além disso, incentiva as pessoas a permanecerem firmes na fé de YHUH, mesmo quando tudo parece estar contra elas. Muitas vezes, é o próprio Criador YHUH quem testa, disciplina e ensina aos Seus filhos, da mesma forma que Ele ensinou a Avraham e continua, até hoje, restaurando as coisas de Israel.
A tradição restaurada da Pesach – festa da Passagem
Entre muitos objetivos o projeto ‘Os seus braços de amor a Yisrael” tem a missão de restaurar as coisas do povo de YHUH - Israel. Nós traduzimos a Haggadah da Pesach, onde resgatamos as bênçãos e a mesma celebração que o nosso Salvador e os Seus Apóstolos fizeram. Pesquisamos a fundo as escrituras, todos os livros, inclusive o Didache, a fim de trazer a você uma ordem legítima e confiável.
A versão é simplificada e livre de tradições rabínicas e você pode conhecer no link:
https://clubedeautores.com.br/livro/haggadah-da-pesach-baseada-no-cordeiro
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura