Baseado no estudo de Sholiach Moshe Koniuchowsky, você pode ler o original aqui.
A verdade que você está prestes a ler vem diretamente da Escritura somente, como você está prestes a ver. Alguns, não querendo ou não sendo capazes de entender que escritura ensina sobre o maior e o menor YH WH, tentaram atribuir isso ensinando a cabala judaica, dando-lhes uma maneira fácil de rotular a VERDADE como heresia.
Infelizmente, isso acontece com as pessoas quando elas não entendem algo ou estão com medo de alguma coisa. Enquanto a kaballah neste caso particular pode confirmar Escritura em certos aspectos, a verdade deste conceito não se origina kaballah, mas somente da Escritura, como o próprio Yahshua explica o verdadeiro conceito do Shema, como visto abaixo. O título desta mensagem pode deixar o leitor maravilhado! A maioria dos crentes em YHWH, sejam eles judeus tradicionais modernos, judeus messiânicos, Israelitas messiânicos, cristãos dominicais ou católicos romanos, geralmente não entendem a verdade das Escrituras Sagradas a respeito de dois poderes no céu.
Através de falsas expressões do monoteísmo, o judeu e o muçulmano rejeitam a compreensão da dualidade de poderes no céu. Cristianismo, com sua doutrina trinitária antibíblica das três pessoas/poderes iguais no céu, todos existindo como personagens, todos sendo YHWH, têm confundido milhões ao longo dos séculos, incluindo proponentes, que o aceitam apesar do fato de que Yahshua nunca o ensinou, e apesar o fato de que o único versículo trinitário em 1 João 5:7-8 já foi revelado universalmente como uma adição fraudulenta aos textos originais.
Traduções mais atualizadas estão removendo esta adição papal à Bíblia. Quanto mais esses mitos feitos pelo homem foram perpetuados; mais difícil é superá-los com as escrituras entendimento. No entanto, tentaremos fazê-lo.
Analisando o contexto atual
A maioria dos crentes no Novo Testamento não são totalmente crentes no próprio Yahshua quando se trata de Sua posição em YHWH. Seu testemunho, e o testemunho de Seu Pai a Seu respeito, contradizem os éditos religiosos do homem, interpretações e convocações. Concílios como Nicéia e Constantinopla serviram apenas para reforçar o erro da trindade fazendo com que homens e mulheres sinceros desconsiderassem e até desconsidere a Palavra do Messias em favor das palavras dos homens.
Judaísmo moderno e o Islã foi ao outro extremo, afirmando que os monoteístas nunca podem entreter uma dualidade de poderes (não pessoas) considerada echad/um nos céus. Isso é tudo muito bom, mas o judaísmo antigo e, mais importante, os profetas, os sábios, e o Messias de Israel, todos falam uma mensagem diferente sobre a verdadeira percepção entendendo Alohim. Em João 10:29 Yahshua chama o Pai, a Maior Pessoa/Poder do universo.
Ele esclarece isso ao afirmar que o “Pai é maior do que todos”. Então relegar Yahshua, como sendo “menor” em posição e todos os outros atributos, já que todos os atributos que Ele possui são ditos originados do Pai. A palavra grega para “maior” é meizon [2] que significa “maior”, “maior”, “mais forte” ou Ancião”. O “Grande YHWH” também é reconhecido como o próprio Ahlohim de Yahshua ou Superior em muitas referências como João 20:17, Apocalipse 3:12 e inúmeras outras escrituras em ambos os convênios.
Este conceito é eterno e eternamente obrigatório sobre todos os adoradores em todas as gerações, não podendo ser limitado a um tempo de de Belém ao Gólgota, como muitos simplistas tentam transmitir! Os cristãos percebem que o Pai é maior, MAS para preservar sua doutrina da "vaca sagrada" da trindade, eles alertam que, ao insistir que o status inferior de Yahshua era apenas por um período limitado de 33,5 anos! Entendendo a Palavra do Messias para entender completamente as próprias palavras do Messias, os adoradores terão que estar dispostos a deixar o dogma trinitário junto com explicações monoteístas que são feitos pelo homem, baseado no dogma do homem, mas não na revelação divina.
Quando alguém aceita somente as Escrituras Sagradas como revelação divina, fica-se com uma imagem de YHWH, que se opõe completamente a todas as perversões religiosas de Sua natureza. Falando de Sua própria existência antes e depois de Belém, o Messias Yahshua nos ensina em João 13:16 que o Servo, neste caso o Sofredor Servo de YHWH, não é maior do que aquele que o enviou. Isso é claro e simples. Não deve haver nenhum argumento e nenhuma opinião divergente. No grego literal este versículo diz: “Nem o apóstolo ou o mensageiro de YHWH (Malach em hebraico) maior ou o ancião daquele que o enviou”. Ele disse em João 13:17, “bem-aventurados vocês se conhecerem esses ensinamentos!”
Que ensinamentos devemos conhecer? Nós devemos entender que o Pai é sempre maior o Yahshua. É aí que a verdade e as bênçãos da compreensão residem! Aqui Yahshua afirma que como o “Mensageiro de Sua Presença” conhecido no passado como Metatron, Ele não foi, não é e nunca será o mais velho sobre o Pai ou igual ao Pai. Ao contrário do Cristianismo, a Escritura não ensina sobre uma “pluralidade de anciãos iguais”, mas do Pai acima de tudo, em todos e por meio de todos, incluindo seu Filho.
Diz-se que o Pai é Maior ou maior ou mais forte, e o Ancião de TODOS, que inclui o “YHWH Menor” Yahshua. Muitas vezes nas Escrituras, Paulo nos ensina este antigo entendimento judaico, iniciando suas epístolas com uma saudação em Ahlohim, o Pai, o Ahlohim e Pai de Yahshua, o Messias. Ele é não apenas o Pai de Yahshua, mas também Seu Ancião Ahlohim. Isso não quer dizer, nem mesmo insinuar, a negação da divindade de Yahshua. Isso nas Escrituras Sagradas é uma conclusão precipitada. Yahshua é plena e igualmente YHWH em que Ele é e tem tudo o que o Pai é e tem, recebendo primeiro todas as coisas do Pai.
Esta concessão a Yahshua de todas as coisas do Pai O estabelece para sempre como "YHWH, o Menor", ou o "YHWH Menor", eternamente sob o Ancião ou Maior YHWH. Esse entendimento pode não agradar inicialmente ao leitor. Isto pode deixar o leitor muito desconfortável, mas é pura Escritura, reiterou muitos vezes pelo próprio Messias. Quando devidamente compreendido, é uma verdade muito libertadora das algemas da religião e das insignificantes tentativas do homem de explicar Seu Criador, como referências claras à dualidade da divindade nos libertam para adorar em verdade. Esse entendimento é que “dois poderes permanecem eternamente como um”, nos céus.
O próprio Yahshua declarou em João 14:28 Yahshua declara que “pater meizon mou” ou “o Pai é maior do que eu." Há aqueles que ensinam que Yahshua foi limitado em Seus dias como um homem, e que o Pai era maior que Yahshua APENAS para aqueles dias quando Yahshua estava na terra.
Isso não pode ser assim.
Malaquias 3:6 nos diz que YHWH não muda. Uma vez que YHWH é uma pluralidade de divindade, então Yahshua, como o gerado YHWH, ou YHWH o Menor está sempre sob a autoridade de YHWH o Maior. Hebreus 13:8 declara que o status de Yahshua tinha que ser o mesmo por toda a eternidade, passado, presente e futuro. Ao longo do Antigo Testamento, é YHWH o Maior sempre enviando YHWH o Menor como YHWH o Menor, Yahshua, é conhecido como muitas coisas do Mensageiro de YHWH ao Capitão dos Exércitos de YHWH, à Face de YHWH ao jovem Metatron, à Palavra/Memra de YHWH. A fim de proteger visões heréticas da trindade, os cristãos de todas as convicções adulteraram a Palavra de YHWH aplicando o raciocínio errado com a lógica humana, no que é visto como uma proteção da divindade de Yahshua contra hereges.
Ao fazê-lo, eles recusaram os próprios ensinamentos do Messias em ambos os testamentos, que Ele sempre foi, sempre é, e sempre será YHWH, mas YHWH o Menor, que reflete imagens e engrandece perfeitamente YHWH o Maior. Se esses termos são intrigantes, novos ou desafiadores para você, é porque a religião escondeu bem de você. Isso trouxe muita alegria a Satanás.
Essas referências que nós trouxemos nem sequer insinuam o fato de que o papel submisso de Yahshua a YHWH o Pai estava em de qualquer maneira limitado a apenas 33,5 anos na terra, nem faz qualquer referência à Sua Designação menor de YHWH como sendo meramente um “papel dentro do governo divino”, ou um “limitante da condição humana” ou um “jogador de papel menor” no chamado “bicar a ordem” do governo celestial. Esses entendimentos são isogese ou inserções de pontos de vista do homem nos textos. Yahshua não fala de uma posição subserviente, ou de um papel limitado como um YHWH Menor por apenas 33,5 anos. Não, de jeito nenhum!!
Ele fala claramente de um estado eterno de ser, YHWH que é eternamente um Submisso Menor Poder, que é exatamente o que as Escrituras nos dizem, mas sendo totalmente YHWH. Primeiros Nazarenos Os primeiros nazarenos que realmente escreveram as Escrituras criam na verdade do Maior e Menor YHWH, pois Yahshua os ensinou pessoalmente, antes do “fermento da religião”. Yahshua nos alertou sobre a falsa trindade (de Roma) e unidade absoluta (dos “13 Princípios de Fé” de Rambam) em Mateus 13:33, onde o fermento como um tipo de pecado, fermenta a verdade de o único Pão puro da Vida (Messias). Satanás introduziu fermento em 3 medidas de refeição ou as 3 faces/pilares principais ou manifestações de YHWH, o Pai, Filho, e Espírito, transformando-os em pessoas em um extremo, e em uma única face de YHWH no outro extremo.
Ambos os extremos devem ser evitados! João 14:28 o pronunciamento é totalmente compreensível em combinação com Hebreus 13:8, onde Yahshua declara que Ele foi, é e ainda será YHWH o Menor ou “YHWH Ha Katan” para sempre. Tanto Ele quanto Seu Pai nunca mudam e continuam ao longo da eternidade como YHWH, o Menor, submetido a YHWH, o Velho. Aparentemente, muito de religião organizada escolhe não se lembrar das palavras do próprio Yahshua como reiterado novamente em João 15:20, onde Yahshua ordena a Seus discípulos que nunca esqueça esse entendimento. “Lembra-te da [esta] palavra que te disse.”