A promessa das Escrituras Sagradas

A promessa das Escrituras Sagradas

A promessa das Escrituras Sagradas

As Escrituras Sagradas são um compilado de textos com relatos históricos que já aconteceram, estão acontecendo, e profecias que ainda irão acontecer.

Dentro desses relatos históricos que revelam a ação do Criador Yahuah – O Poderoso dos Exércitos, como Ele mesmo se apresenta para nós, em escolher um povo, manter a humanidade como Sua Obra especial, e como a história desse povo e da humanidade em geral se desenrola no tempo, desde a criação.

Os relatos e fatos históricos que nós temos acesso, apesar de poucos se comparados com a magnitude da ação do Criador Yahuah e da própria história que está acontecendo nesse momento, nós encontramos muitas promessas.

Cada uma dessas promessas revela quem nós somos, como indivíduos e como povo, e o que podemos ser. Uma das primeiras promessas acontece quando O Poderoso Yahuah, por vários motivos, escolhe Abraão para ser o pai de muitas nações.

Essa promessa aparece pela primeira vez em Gênesis 12: HWHY disse a Avram: “Saia do teu país, da tua parentela e da casa do teu pai para uma Terra que Eu te mostrarei.

2 E Eu farei de ti uma grande nação. Eu te abençoarei e farei teu nome grande. E tu será uma benção.

3 Eu abençoarei aqueles que te abençoarem e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. E, em ti, serão todas as famílias da Terra abençoadas/misturadas. ”

4 E Avram partiu, assim como HWHY havia dito a ele. E Lot foi com ele. E Avram tinha setenta e cinco anos de idade quando ele partiu de Charan.

Desse relato nós vemos a obediência imediata de Avram à ordem de HWHY, com certeza um dos motivos pelos quais ele foi escolhido para receber essas bençãos. Já quem imediatamente ele, com 65 anos parte para o desconhecido.

E com essa promessa nasce a história de bilhões de pessoas.

Como vemos em Genesis 15: Depois dessas coisas, a Palavra de HWHY veio a Avram em uma visão, dizendo, “Não tema, Avram; EU SOU teu escudo e tua grande e excedente recompensa”.

2 Avram disse: “Meu Mestre HWHY, o que Tu me darás? Já que vou sem filhos e o administrador da minha Bayit é este Eliezer de Damashek?”

3 E Avram disse: “Veja, Tu não me deste semente. E, de fato, um nascido na minha casa é meu herdeiro”.

4 E, veja, a Palavra de HWHY veio a ele, dizendo, “Esse não será o teu herdeiro. Mas ele que sairá das tuas entranhas será o teu herdeiro”.

5 E Ele o trouxe ao lado de fora e disse: “Olhe agora para os Shamayim e conte as estrelas, se puderes contá-las”. E Ele disse a ele: “Assim será tua semente”.

6 E ele acreditou em HWHY. E Ele o contou a ele como justiça.

Nessa promessa de multiplicação contém a chave para muitos de nós entender quem somos, qual o propósito da vida, e a quem pertencemos.

Da semente de Avram, nasceu Yitzchak, que gerou Yaakov que foi transformado Israel, através de uma luta com o Mensageiro Celestial, que nós sabemos ser a manifestação do próprio YWHY – Adon Yahusha, em um dos relatos mais impactantes das Escrituras Sagradas, e nós cobrimos esse assunto aqui.

Israel teve 12 filhos compondo as 12 tribos de Israel, que ao longo da história, e mesmo para se cumprir a promessa de multiplicação, mistura, e de que Avram seria o pai de muitas nações, essas tribos cresceram, e por muitos motivos, como guerras entre si, guerras com outros povos, foram espalhadas por todo o mundo, perdendo a sua identidade e cidadania.

Apenas a tribo de Yahudah – os judeus teriam o privilégio de ficar na terra prometida, exatamente como vemos hoje, porém todas as outras tribos, que também são a semente e descendência de Avram seria espalhada e multiplicada, povoando muitas nações, em todas as partes da terra.

É essa a benção para o filho de Yahusef Epfrayim em Gênesis 48:

9 E Yahusef respondeu ao pai dele: “Eles são os meus filhos, os quais Elohim me deu nesse lugar”. E ele disse: “Por favor, traga-os a mim e eu os abençoarei”.

10 Os olhos de Yisrael já estavam escuros pela idade; ele não conseguia ver. E Yahusef os trouxe para perto de Yisrael, ele os beijou e os abraçou.

11 E Yisrael disse a Yahusef: “Eu não havia pensado que veria a tua face e, veja, Elohim, além de ti, me mostrou a tua semente. ”

12 Yahusef os trouxe ao meio dos joelhos de Yisrael e ele curvou a própria face ao chão.

13 E Yahusef pegou ambos, Efrayim na mão direita dele – em direção à mão esquerda de Yisrael, e Menasheh na mão esquerda dele – em direção à mão direita de Yisrael. E ele os levou para próximo dele.

14 E Yisrael esticou a mão direita e a impôs sobre a cabeça de Efrayim, que era o mais novo, e a mão esquerda impôs sobre a cabeça de Menahseh, cruzando as próprias mãos. Pois Menahseh era o primogênito.

15 E ele abençoou Yahusef: “Que Elohim, diante de quem os meus pais Avraham e Yitzchak caminharam, o Elohim quem me alimentou toda a minha vida até hoje,

16 O Malach quem me redimiu de todo mal, abençoe os rapazes. Que o meu nome seja chamado neles e, também, o nome dos meus pais Avraham e Yitzchak; e que eles cresçam como uma multidão de peixes no meio da Terra. ”

17 E Yahusef viu que o pai dele impôs a mão direita na cabeça de Efrayim e isso o desagradou. E ele segurou a mão do pai dele para removê-la da cabeça de Efrayim e pôr na cabeça de Menasheh.

18 E Yahusef disse ao pai dele: “Assim não, meu pai. Pois esse é o primogênito. Ponha a tua mão direita na cabeça desse”.

19 E o pai dele recusou e disse: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e, também, será grande, mas realmente o irmão mais novo será maior do que ele; e a semente dele se tornará uma multidão de nações”.

20 E ele os abençoou naquele dia, dizendo, “Em ti, Yisrael será abençoado”, e disse mais, “Elohim te faça como Efrayim e como Menasheh”. E ele pôs Efrayim antes de Menasheh.

21 E Yisrael disse a Yahusef: “Veja, eu morro. Mas Elohim será contigo e trará a ti, novamente, à Terra de teus pais.

22 Além disso, eu te dei Shechem sobre teus irmãos, a qual eu tomei das mãos do Amorita com a minha espada e o meu arco. ”

Em outras palavras, a semente desses homens, descendentes de Avram, povoariam a terra, e cada uma delas é Israel.

E essa descendência é muitos de nós, que não sabem, mas que são fisicamente, hereditariamente, Israel.

Claro, para ser Israel não precisa ser fisicamente da semente de Avram, já que dentro das Escrituras Sagradas, um filho adotado é igual a um filho de sangue, pois mesmo quem é Israel, que é filho do Criador Yahuah, é chamado de filho, porém é filho adotivo, já que não é da semente direta do Criador, mas da semente de homens. O Poderoso Yahuah tem Um Filho direto, que é o único Salvador – Adon Yahusha.

Esse não é um assunto simples, nem tão pouco curto para ser coberto por um artigo. O Sholiach Moshe Koniuchowsky cobre cada pedaço, em detalhes, da promessa de multiplicação, na série Restauração das Duas Casas de Israel, composta de 51 vídeos e mais de 100 horas de aula.

Você pode conferir aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=OpQrTe1jjVA&list=PL_0ahdYlGg15EamnCamFEFOyDpYyjSR2s

 

 

 

Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.

Acesse aqui:

 

 

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.