A Pesach é uma das festas mais importantes para o povo de Israel, visto que representa tanto a libertação do povo de Israel, quanto a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito e, mais, representa a libertação do povo salvo em Yahusha HaMoshiach (Jesus Cristo). A Pesach está descrita no livro do Êxodo. É claro, essa celebração está diretamente conectada ao sacrifício.
Nesse mesmo dia de Pesach, Avraham daria o seu filho em obediência a YHUH e, nesse exato dia, o sacrifício perfeito do Filho do YAHUA (Deus) também foi feito. Cada um desses fatos históricos está relacionado ao sacrifício, a obediência, a liberdade, a salvação e ao amor que o nosso Criador YAHUA tem por nós.
Neste artigo vamos ver sobre a instituição da Pesach como mandamento ao povo denominado Israel.
História da Pesach
A história da Pesach remonta a mais de 3.000 anos, no tempo em que os hebreus eram escravos no Egito. Após muitos anos de sofrimento, o Criador YAHUA enviou Moisés para libertar o povo hebreu da escravidão. Pelas mão de Moisés, YAHUA realizou muitos milagres e enviou as primeiras 9 pragas à vista do Faraó egípcio, exigindo a libertação do povo hebreu.
Porém, o Faraó resistia a cada nova praga. Toda essa história foi bem detalhada por Moisés. Nas escrituras sagradas lemos: “Pois HWHY passará para golpear Mitzrayim. E, quando Ele ver o sangue no umbral e nas duas ombreiras, HWHY passará da porta e não permitirá que o destruidor entre em tuas casas para te ferir.” (Bíblia de Estudo AviYah, Shemot (Êxodo) 12:23).
Escrevemos um artigo sobre quem é o destruidor de YHUH, você pode encontrar clicando AQUI.
Em continuação, antes mesmo de Moisés e o povo saírem do Egito, nosso Adon YHUH já estabeleceu esse tempo como um dia de memória, um dia separado para todo o povo dEle. Foi determinado que nesse período o povo dEle, ou seja, o povo chamado de Israel não comeria fermento, mas sim o Matzá, por sete dias, e no primeiro dia desse período deve-se celebrar a Pesach – Passagem. Assim, todos devem se lembrar da Passagem do Seu destruidor e, também, do sacrifício de Adon Yahusha HaMoshiach (Jesus Cristo) que, também, foi exatamente nesse dia no tempo dEle. Finalmente, após a passagem do Destruidor, o que matou todos os primogênitos do Egito, assim, o Faraó cedeu e permitiu que os hebreus deixassem o Egito.
O que impressiona no Êxodo, mais do que tudo, é a ação do Todo Poderoso de Israel YAHUAH Tzevaot! Claro, a nossa lógica diz que Ele é capaz de tudo, visto que tudo Ele pode e tudo, absolutamente tudo, foi Ele quem criou. Vemos Ele atuando para o povo dEle, para milhares de pessoas, de uma única vez, aqueles que outrora eram escravos em território hostil, isso é algo extremamente impactante.
Toda a estratégia que culmina com a fuga dos hebreus pelo meio do mar, somente Ele conseguiria planejar e colocar em ação tamanha ousadia.
Celebrando a Pessach de YHUH
Hoje vemos que diversas tradições humanas permeiam a Pessach. Judeus e Cristãos herdaram confusão, manipulação e paganismo. Nosso projeto escreveu o livro Haggadah da Pesach baseado no Cordeiro, é um esforço para restaurar a mesma celebração feita pelo nosso Salvador Yahusha (Jesus). A Pesach é celebrada por uma série de rituais e tradições, incluindo os itens principais, que é o matzá – pão sem fermento, vinho, cordeiro, ervas amargas, música e duas velas grandes. A abstinência de levedura, por sete dias, simboliza a pressa com que os hebreus deixaram o Egito. Além disso, muitas pessoas, também, jejuam durante o dia da Pessach como forma de lembrar a história daqueles que sofreram durante a escravidão no Egito.
Significado da Pesach na atualidade
Nosso projeto entende que a Pesach é um tempo determinado por YHUH para todo o povo dEle - o chamado povo Israel, estabelecido por Ele por toda a eternidade, portanto, tem o mesmo significado e importância que teve quando nossos ancestrais foram libertos no Egito, a mesma importância quando Adon Yahusha/Jesus Cristo celebrou e a mesma importância todo décimo quarto dia do primeiro mês de todos os anos.
Acreditamos que as Duas Casas de Israel – Yahudah e Efrayim, na noite de Pesach se tornem uma só no amor do Messias e na mesa dEle.
Quer conhecer a noite de Pesach restaurada, Haggadah da Pesach baseada no Cordeiro, pelo nosso projeto?
Clique:
https://clubedeautores.com.br/books/search?where=books&what=pesach
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura