O primogênito de Israel

O primogênito de Israel

A nação de Israel nasce com a luta do descendente de Abraham, Yaakov e o Mensageiro Celestial, que nós sabemos ser a própria Palavra de YHWH, Adon Yahushua, nós já abordamos essa luta aqui, em que Yaakov tem a sua coxa ferida, e por ter lutado até o fim, se transformou em Israel.

As Escrituras Sagradas são um conjunto de relatos históricos que já ocorreram, estão acontecendo, e ainda irão acontecer. Nesses relatos nós encontramos as promessas do Criador Todo Poderoso YHWH, e a Sua Ação aqui na terra. Faz parte dessa História, a promessa de multiplicação da semente de Abraham, a promessa que esse homem seria o pai de muitas nações. E especialmente o patriarca da nação que o próprio Todo Poderoso YHWH escolheu para si, deu o nome e abençoou com a Sua Lei/Torah – a nação de Israel.

Essa nação nasce de um homem, e o seu desenvolvimento é impressionante, uma História de altos e baixos, bençãos e maldições, mas principalmente, a sua relação com o Seu Criador YHWH!

Para a promessa do Ahlohim ser preenchida, a promessa de multiplicação, é encontrada em Gênesis 12, nós abordamos aqui, os homens de Israel podem ter mais de uma esposa, nós sabemos que na civilização ocidental esse é um conceito polêmico, mas dentro das Escrituras Sagradas é permitido, desde que esteja dentro dos quesitos da Lei/Torah.

Os Filhos de Israel

E Yaakov teve 4 esposas, e com elas teve 13 filhos, que são a origem das tribos de Israel. Cada filho dele se tornou uma das tribos de Israel:

  • Rúben (filho de Lia) – “O YHWH atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido” (Gênesis 29:32).
  • Simeão (filho de Lia) – “Soube YHWH que era preterida e me deu mais este” (Gênesis 29:33).
  • Levi (filho de Lia) – “Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos” (Gênesis 29:34).
  • Judá (filho de Lia) – “Esta vez louvarei YHWH” (Gênesis 29:35).
  • Dã (filho de Bila, serva de Raquel) – “YHWH me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho” (Gênesis 30:6).
  • Naftali (filho e Bila, serva de Raquel) – “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer” (Gênesis 30:8).
  • Gade (filho de Zilpa, serva de Lia) – “Afortunada!” (Gênesis 30:11).
  • Aser (filho de Zilpa, serva de Lia) – “É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa” (Gênesis 30:13).
  • Issacar (filho de Lia) – “YHWH me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido” (Gênesis 30:18).
  • Zebulom (filho de Lia) – “YHWH me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos” (Gênesis 30:20).
  • José (filho de Raquel) – “YHWH me tirou o meu vexame… Dê-me YHWH ainda outro filho” (Gênesis 30:23,24).

Como você pode ver, o primeiro filho, o primogênito por direito de nascimento, era Rúben. A primogenitura, em praticamente todas as culturas, era algo extremamente relevante, e motivo de assassinatos, trocas, comércio, e o que se pudesse fazer para tirar vantagem de ser o primeiro filho.

O primogênito era quem iria ser o responsável pela família, sustento e liderança sob todos os outros, o que tornava essa uma das posições mais cobiçadas.

Porém nosso Ahlohim YHWH escolhe quem Ele quer, de acordo com o que Ele quer e o que Ele vê no coração. Foi dessa forma que Ele escolheu o rei Davi por exemplo.

O primeiro Filho

Ruben perdeu o seu direito a primogenitura, pois ele se deitou com uma das mulheres do seu pai, não a sua mãe.

Nós lemos aqui:

3 Reuven, és o meu primogênito, meu poder, o princípio da minha força, a excelência da dignidade e a excelência do poder.

4 Instável como a água, não te destacarás porque subiste na cama de teu pai; então, à contaminastes. Ele subiu no meu sofá.

No mesmo capítulo nós vemos Israel passando parte da primogenitura a Judá:

8 Yahudah, que os teus irmãos te louvem. Que a tua mão esteja no pescoço dos teus inimigos. Que os filhos do teu pai se curvem diante de ti.

9 Yahudah é um filhote de leão. Meu filho, subiste da presa. Ele se abaixou, ele se deita como um leão; e, como um leão, quem o despertará?

10 O cetro não partirá de Yahudah, nem um legislador de entre os pés dele, até que Shiloh venha. E a ele será a obediência dos povos.

11 Amarrando o jumento dele à videira (o jumentinho dele à videira escolhida), ele lavou as próprias vestes em vinho e as próprias roupas no sangue das uvas.

12 Os olhos dele serão mais escuros do que o vinho e os dentes dele mais brancos do que o leite.

Nessa passagem nós vemos que todos os filhos de Israel irão de ajoelhar para a tribo de Judá, mesmo que não é o primogênito. No versículo 11 nós encontramos a profecia da vinda do nosso Salvador Adon Yahushua! No versículo 10 Ele é chamado por um dos seus nomes messiânicos, Shiloh, que significa “Aquele que Foi Enviado”.

A autoridade de governar foi dada a Judá, porém a primogenitura foi dada a outro filho de Israel, o seu neto Efraim!

Nós lemos aqui:

15 E ele abençoou Yahusef: “Que Elohim, diante de quem os meus pais Avraham e Yitzchak caminharam, o Elohim quem me alimentou toda a minha vida até hoje,

16 O Malach quem me redimiu de todo mal, abençoe os rapazes. Que o meu nome seja chamado neles e, também, o nome dos meus pais Avraham e Yitzchak; e que eles cresçam como uma multidão de peixes no meio da Terra. ”

17 E Yahusef viu que o pai dele impôs a mão direita na cabeça de Efrayim e isso o desagradou. E ele segurou a mão do pai dele para removê-la da cabeça de Efrayim e pôr na cabeça de Menasheh.

18 E Yahusef disse ao pai dele: “Assim não, meu pai. Pois esse é o primogênito. Ponha a tua mão direita na cabeça desse”.

19 E o pai dele recusou e disse: “Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e, também, será grande, mas realmente o irmão mais novo será maior do que ele; e a semente dele se tornará uma multidão de nações”.

Enquanto a linhagem real de governar vinha de Judá, o direito a primogenitura vem de Efraim, dividindo o poder e as bençãos entre essas duas tribos de Israel.

Mas essa divisão é apenas uma parte do plano do nosso Ahlohim, que conhece o coração dos homens. Também a parte desse plano a restauração dessa divisão, unificando através do Seu Filho, o Nosso Salvador.

Você pode saber mais sobre a divisão aqui.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.