As Escrituras Sagradas e a transformação de Yaakov – Jacó em Israel

As Escrituras Sagradas e a transformação de Yaakov – Jacó em Israel

A história de Israel é emocionante, e marcada por lições, profecias, milagres, amor, e uma luta que tem começo meio e fim.

Tudo isso nós encontramos dentro das Escrituras Sagradas!

Esse povo que nasceu pela aliança de um único homem com o Criador dos céus e da terra YHUH tzevaot – O Todo Poderoso dos Exércitos como o próprio Ahlohim se apresenta para nós.

A forma como Ele se qualifica assinala que este momento que estamos dentro da história criada por Ele, é de luta e Ele, somente Ele, é o Líder, o Cabeça, a Lei e a Vontade, o Princípio e o Fim!

Seja como for, existe uma luta acontecendo, quer nós vemos, saibamos, ou mesmo participamos ou não. A luta é herdada por quem O aceita, e de quem não apenas O rejeita, mas age na mais completa maldade. Nós, crentes, mais cedo ou mais tarde, chegamos à conclusão de que a maldade reside em quem está fora da Lei que Ele nos deu, automaticamente, pois percebemos que viver dentro da Lei, é estar não apenas embaixo da proteção Dele, mas é estar no Caminho da Verdade e Justiça.

E a luta sempre está presente, mesmo na mente interior do crente: obedeço ou não? Separo o Sábado ou saio com amigos? Honro ou não meus pais? E assim por diante.

Mas, como dissemos, nós estamos em um momento de luta, e o nosso líder é O Poderoso dos Exércitos!

O nascimento de Israel

O próprio nome Israel, ou o nascimento de Israel, é fruto de uma luta. Em um dos capítulos mais marcantes das Escrituras Sagradas está a transformação de Yaakov – Jacó em Israel.

Yaakov se encontrava em um momento de extrema tensão devido a uma possível luta com o seu irmão Esav, o qual vendera o seu direito de primeiro filho por um prato de comida, e Yaakov ficou com todas as bençãos de primogênito no lugar dele.

E é nesse exato momento de tensão, em que Yaakov temia por sua vida, e pela vida da sua descendência, que o Ahlohim YHUH o transformou em Israel, confira os versículos do capítulo 32 de Gênesis:

24 E Yaakov foi deixado sozinho. E um Homem lutou ali com ele até o amanhecer do dia.

25 E, quando Ele viu que não havia prevalecido contra ele, Ele tocou na articulação da coxa dele. E a articulação da coxa de Yaakov ficou fora do lugar enquanto ele lutou com Ele.

26 E Ele disse: “Deixe-Me ir, pois o dia amanhece”. E ele respondeu: “Eu não Te deixarei ir, exceto que Tu me abençoes”.

27 E Ele disse a ele: “Qual é o teu nome?” E ele respondeu: “Yaakov”.

28 E Ele disse: “Teu nome não será mais chamado “Yaakov”, mas sim “Yisrael”; pois lutaste com Elohim e com os homens, e prevaleceste.

29 E Yaakov perguntou: “Por favor, diga-me o Teu nome”. E Ele respondeu: “Por que perguntas o Meu nome?” E Ele o abençoou lá.

30 Yaakov chamou o nome do lugar “Peni-El”, dizendo, “Pois eu vi Ahlohim face a face e minha vida foi preservada. ”

Nós sabemos que ninguém sobreviveria ao ver o próprio YHUH, e que a Sua manifestação aqui na terra é sempre através de Adon Yahusha – Jesus Cristo! E ninguém que aparece em todas as Escrituras Sagradas pode receber adoração, ou mesmo mudar o nome, a não ser o próprio YHUH!

E assim nasce Israel, nasce de uma luta, para lutar ao lado do Todo Poderoso dos Exércitos YAHUAH. Essa luta, como cada pedacinho das Escrituras Sagradas, revela uma verdade, prevê um fato, mostra um traço do caráter do nosso Ahlohim, nos ensina como devemos ser, e mesmo agir em cada etapa das nossas jornadas.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.