Não é simples abordar o tema dízimos. Vemos pessoas que foram enganadas por falsos profetas, que veem dízimos sendo pagos para falsos pastores. O fato de a lei estar na Torah, e muitos que são contra a Torah cobrarem dízimos ajuda a apimentar a discussão.
As Escrituras Sagradas são muito claras em relação a isso, e muito claras com relação a maioria das coisas, mas os homens tendem a colocar o seu olhar, com seus próprios interesses, no lugar da palavra do Criador.
Inventam leis onde não têm, mudam as leis existentes, não à toa olhamos para o lado e vemos a bagunça espiritual e material que a maioria das pessoas se encontram!
A origem dos dízimos
A palavra dízimo significa “décima parte de algo; décimo. Contribuição dada pelos fiéis à igreja que, geralmente, corresponde à décima parte de seus rendimentos”. A primeira passagem bíblica que fala sobre dízimo, é na primeira aliança, “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do YHUH Altíssimo. E bendito seja Abraham o YHUH altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo”. (Gênesis,14: 19-20). Jacó quando fugia do seu irmão Esaú porque tinha roubado a primogenitura, votou ao Criador YHUH dizendo:
“Fez um voto ao YHUH dizendo: Se YHUH for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir: E eu em paz tornar à casa de meu pai, o YHUH será o meu Elohim, e essa pedra ponho posto por coluna será casa de YHUH; Tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo. (GÊNESIS 28:20-22.).
Essa passagem é muito curiosa, e mostra uma certa fraqueza de Jacó, pois o dízimo é obrigatório, porém Jacó o condiciona a algo que ele precisa, “se eu conseguir isso te pago o dízimo”.
Dízimo dentro da Lei que vem dos céus
O Dízimo foi instituído como imposto por YHUH logo após o povo de Israel sair do Egito por intermédio de Moisés. O YHUH instruiu o povo dizendo que, os filhos de Levi foram separados para o serviço ministerial, e que os “Levitas exercem na tenda da congregação, por esse ministério exclusivo dos Levitas, então o YHUH autorizou a tomar os dízimos dos filhos de Israel”.
Dízimo para os sacerdotes de YHUHH
Como nós vimos, o dízimo foi pago para a ordem sacerdotal de YHUH, a ordem de Melquisedeque.
Da mesma forma, o Poderoso YHUH estabelece o dízimo como Lei, um imposto do Seu Povo, a ser pago para que determinado grupo de pessoas cuide exclusivamente das coisas de YHUH.
Depois de tirar o Seu Povo da escravidão do Egito, YHUH escolheu e separou uma tribo, entre as doze tribos de Israel, para servi-Lo exclusivamente, a tribo de Levi.
Estabelecendo uma novar ordem sacerdotal e implementando o dízimo como imposto para o Seu Povo.
Essa tribo não poderia ter posses, e seria a tribo a ensinar a Torah, a única tribo a cuidar dos sacrifícios, a cuidar do tabernáculo, e todas essas funções exige tempo e preparo, além de ser fonte de poder, por si só.
Por esses motivos nenhum sacerdote de YHUH teria tempo de trabalhar por dinheiro, o que faz necessário ter uma fonte justa de renda. Esse é um dos motivos do dízimo, permitir que os servos de YHUH podem O servir na plenitude que tal demanda necessita.
Os apóstolos jamais seriam os apóstolos com o mesmo legado se eles tivessem que ter um trabalho fixo, se eles não tivessem recebido dízimos por anos.
Assim o Criador YHUH proclama a sua Lei:
Desde a primeira menção nas Escrituras Sagradas vemos que o dízimo deve ser pago para as pessoas apontadas por YHUH, tanto no sacerdócio quanto no governo divino.
A primeira menção como vimos foi para a ordem sacerdotal de YHUH que o dízimo foi pago, quando o Elohim de Israel tira o Seu Povo da escravidão do Egito, e da a Sua Torah para Moisés dar ao povo, ele estabelece o pagamento do dízimo como lei obrigatória e perpétua, e estabelece uma nova ordem sacerdotal, que estava nascendo no momento em que Ele escolheu e separou uma das doze tribos para ser Sua exclusivamente.
Dízimo para os Levitas: “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação”. (NÚMEROS 18:21) “Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem”. (DETEURONÔMIO 14:29) “Estes são os mandamentos que o YHUH ordenou a Moisés para os filhos de Israel, no monte Sinai”. (NÚMEROS27:34) “Mas os Levitas administrarão o ministério da tenda da congregação, e levarão sobre si a sua iniquidade: Pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão”. (NÚMEROS 18:23)
Dízimo para os sacerdotes: Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali”. (Neemias, 12:44).
Dízimo em Malaquias: “Roubará o homem a YHUH? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o YHUH dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias, 3:8-10).[6]
A observância dos dízimos nos dias atuais tem sido um assunto muito questionado nas em todos os lugares. Muitas igrejas, por exemplo, ignoram todos os mandamentos, menos o do dízimo.
Abraham, o patriarca de Israel, foi o pioneiro de forma voluntária e liberal movido pelo Ruach a devolver o dízimo. “Ora, não foi Abraham o, nosso pai na fé, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar” (Tiago, 2:21).
E ele paga o dízimo para a ordem de Melquisedeque, que foi substituída pela ordem de Levi, e mais tarde Davi restabelece a ordem de Melquisedeque que é reafirmada pelo Adon Yahusha/Jesus Cristo, mas isso é assunto para outro artigo..
Vale a pena ressaltar que a palavra de YHUH jamais muda, ela é viva, atual, eterna, e nunca ficará ultrapassada, sendo a mesma ontem, hoje e para sempre.
Tem ou não tem dízimo na aliança renovada, ou novo testamento?
A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada,
“E disse Yahusha/Jesus Cristo: “ Não cuideis que vim destruir a lei/Torah ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17).
Há passagem bíblica em que o Adon Yahusha confirma que o dízimo tem que ser observado por todos os seus discípulos, nascidos de novo, servos e seguidores, nos dias atuais (Mateus 23:23). “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade”.
Nessa passagem o Adon Yahusha em hipótese alguma aboliu a prática do dízimo; somente pessoas desprovidas de formação nas Escrituras Sagradas, afirmam uma coisa desse gênero.
Como fica bem claro Adon Yahusha não apenas não aboliu o dízimo como nenhuma outra lei/Torah.
No livro de Lucas, o Adon Yahusha reafirma nossa obrigação com o dízimo “Subiram dois homens para orar, um cheio de orgulho porque dava dízimo, e o outro muito humilde, falou assim: ‘Tem misericórdia de mim porque sou um pecador’, ele reconheceu que era um necessitado.
Dois homens subiram ao templo para orar; uma era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘YHUH, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Yahusha, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Yahusha Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. (LUCAS18:10-14.).
O dízimo é a contribuição para o governo de YHUH aqui na terra
Hoje é difícil não notar nas igrejas apresentadas na T.V os pastores com uma hermenêutica tão deturpada utilizando-se do texto de Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o YHUH dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.
Como vimos o dízimo é um mandamento perpétuo que todo seguidor de Adon Yahusha deve pagar.
Assim, quando vemos promessas para os filhos de YHUH, como em Salmos 34, para citar um:
“YHUH resgata os seus servos, nenhum dos que Nele confiam será punido”
E tantas outras promessas de justiça e abundância para os servos, ou seja, os obedientes da Sua Lei.
HalleluYAH
Nosso projeto restaura os textos originais das escrituras sagradas e disponibilizamos a bíblia em capa dura para vender.
Acesso no link: https://escriturasaviyah.com/products/escrituras-aviyah-capa-dura